BREVE HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE

A história das competições esportivas vem de vários séculos. Os principais exemplos são encontrados na Grécia Antiga. Em cidades relativamente importantes, tais como Corinto, Delfos ou Argólida, eram organizados eventos atléticos em homenagem aos deuses.

Gravura dos jogos olímpicos da antiguidade

No entanto, os mais importantes eram os jogos celebrados em homenagem a Zeus na cidade sagrada de Olímpia (um pequeno povoado na península de Peloponeso, a cerca de 300km de Atenas) a cada quatro anos durante o verão.

Assim, os Jogos Olímpicos nasceram no ano 776 a.C onde sempre reinava a paz. Por mais que existisse relativa guerra no momento das disputas, uma trégua era imposta entre os atletas para não interferir na continuidade da Olimpíada. Em seus primeiros anos, o evento tinha apenas uma competição: uma corrida de aproximadamente 190m.

Com o passar do tempo, os gregos decidiram acrescentar mais modalidades, como as corridas de maior distância, a luta e o pentatlo (nesta última eram combinados o salto em distância, o lançamento de dardo e arremesso de disco, assim como corridas de velocidade e luta). Pessoas de todas as partes do território grego vinham assistir às competições, e se instalavam em barracas de campo nas redondezas de Olímpia e da cidade vizinha de Élide.

Estatua de um atleta olímpico da antiguidade

Entre os espectadores, sempre se podia encontrar políticos e autoridades de alto escalão (que aproveitavam a ocasião para produzir alianças entre as cidades), comerciantes que vendiam de tudo, ou mesmo artistas e poetas que atuavam em espaços públicos.

Nos Jogos antigos participavam somente homens livres que falavam grego, e às mulheres era proibido intervir. Essa restrição chegava a tal ponto, que aquelas que se atrevessem a burlar a regulamentação poderiam ser castigadas inclusive com a morte. No entanto, havia competições de corrida para mulheres: as mais famosas eram as realizadas no Estádio Olímpico em homenagem à deusa Hera.

Curiosamente, medalhas não eram entregues; somente era colocada na cabeça do vencedor uma guirlanda feita com ramos de oliveira. Em todo o caso, aos vencedores era concedida a honra de colocar uma estátua com sua imagem na mítica Olímpia. Também eram recompensados com dinheiro, presentes, ou isenção de impostos, entre muitos outros benefícios.

Gravura da Premiação

Enquanto isso, os participantes que promoviam fraudes eram castigados com a cobrança de uma multa que servia para financiar estátuas de bronze em homenagem a Zeus, colocadas no caminho do Estádio Olímpico, e nas quais se escrevia o nome do enganador e sua ofensa.

Dentro das principais características dessas Olimpíadas, verifica-se que, antes do início das competições, os atletas tinham a obrigação de sacrificar um porco em homenagem aos deuses. Da mesma forma, a grande maioria dos participantes disputava provas sem roupa, como forma de mostrar, com orgulho, sua condição física.

Um dos espetáculos mais célebres dos Jogos foram as corridas de biga, isto é, de carroças puxadas por cavalos. Mas o mais violento dos espetáculos esportivos nas Olimpíadas da Antigüidade era, sem dúvida, o pancrácio. Esta era uma luta entre dois atletas que beirava a morte; combinava o boxe e a luta livre. Neste evento, tudo era permitido, exceto romper dedos, arrancar olhos e morder.

Representação do Pancrácio

Mas os Jogos Olímpicos não eram somente um evento atlético. Também favoreciam o desenvolvimento cultural ao amparar a criação humana em diversos campos do conhecimento, como na arquitetura, matemática e poesia. Por exemplo, destaca-se o Templo de Zeus em Olímpia, desenhado por Libon.

Nesta edificação foi usado um sistema de proporções geométricas baseado nos planejamentos de Euclides. Na escultura, os Jogos inspiraram o famoso "Discóbolo", de Mirón. No que diz respeito à poesia, conhece-se uma variedade de odes (como as "Olímpicas", por exemplo), escritas por poetas famosos, como Píndaro e Simônides, para imortalizar os triunfos dos atletas nas competições.

A última Olimpíada da Antigüidade, com uma vasta lista de campeões, nomes e proezas, foi a do ano 394 d.C. Proibidos pelo imperador romano Teodósio I, por considerá-los um espetáculo pagão, os Jogos desapareceriam por muitos anos. No entanto, 1.503 anos depois, graças ao esforço de um idealista francês e de um grupo de sonhadores, os Jogos voltariam a se realizar. Atenas volta a sediar a primeira olimpíada da era moderna em 1896.

Delegações desfilando em Atenas na primeira olimpíada da era moderna

Atenas desejava realizar a Olimpíada do centenário dos Jogos da Era Moderna, em 1996. Sem apresentar as condições exigidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional), a capital da Grécia foi preterida por Atlanta, nos Estados Unidos. Disposta a resgatar o evento, Atenas se preparou melhor e acabou finalmente escolhida como sede das Olimpíadas de 2004.

Para voltar a ser sede do mais importante evento poliesportivo do mundo, o governo grego investiu 4,6 bilhões de euros na construção de novos estádios e ginásios, além da criação de toda a infra-estrutura necessária para acomodar atletas, imprensa e visitantes.

Logo dos jogos olimpicos de 2004

A cidade ganhou uma Vila Olímpica, hotéis, novos sistemas de transporte e segurança, além de um novo aeroporto internacional. Os Jogos foi até a sua época os mais inclusivos de todos os tempos: os mais de 10 mil atletas inscritos representam 201 países, incluindo o Afeganistão, suspenso pelo COI na última edição dos Jogos, e o Iraque, que até o início de 2004 corria o risco de ficar fora do evento.

Outra preocupação do governo local e dos organizadores do evento foi com o meio ambiente. Cerca de 290 mil árvores foram plantadas em Atenas, com concentração nas redondezas de todas as sedes olímpicas. Além disso, foram elaborados programas de reciclagem e de uso de transporte ecológico. As obras também foram estruturadas para respeitarem os sítios arqueológicos presentes no país, preservando a história de Atenas e da região.

Medalha Olímpica de Ouro

Comparar as Olimpíadas do século 21 aos Jogos da Grécia Antiga pode parecer um exagero, principalmente quando o assunto é organização, profissionalismo e tecnologia. Mas se falarmos da essência olímpica, que é agradar aos deuses pela pratica dos esportes, vemos que perdemos um ponto fundamental que da significado as olimpíadas, porque hoje as olimpíadas possuem um caráter único e exclusivamente comercial com patrocínios bilionários, com pouca ou quase nenhuma informação histórica sobre o significado da olimpíada em seu formato original, transmitindo quase nenhum fator edificante aos seus espectadores que assistem como evento de competição e não confraternização dos povos.

Um abraço e até o próximo post!

BREVE HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE BREVE HISTÓRIA DOS JOGOS OLÍMPICOS DA ANTIGUIDADE Reviewed by Luiz Macedo on fevereiro 25, 2010 Rating: 5

Um comentário:

  1. se vcs começarem a por referências bilbiogra´fias poderão ajudar estudantes que tem facilidade pra obter info na net para trabalhos universitários, como eu. Estou no interior e não tenho bibliotecas que falem de diversos temas por aqui, então preciso visitar páginas, ver se os dados contém referência bibliográfica, pis de outra forma naõ podemos usá-las.Abraços e continuem dividindo conhecimento! Verônica Farias

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.