MÉXICO DESLUMBRANTE

Uma das obras arquitetônicas mais imponentes do país e o símbolo principal da cidade de Querétaro, o Acueducto Colonial, foi construído no começo do séc. XVIII, e durante muitos anos trabalhou como a principal fonte de água fornecendo para esta cidade, uma das mais importantes do centro de México.


Um dos santuários católicos mais visitados no mundo, a Villa de Guadalupe, recebe aproximadamente 20 milhão de pessoas por ano, que chegam na Cidade do México que vem de diferentes pontos da república, da América Central e do Sul.

A Villa de Guadalupe é um dos santuários católicos que mais recebe peregrinos ao ano, calculam até 500, formados por grupos de todas as classes sociais que vêm de diferentes pontos da república e inclusive além de suas fronteiras.


Este fenômeno maciço acentua-se perto das feiras de celebração da Virgem de Guadalupe, a cada 12 de dezembro, quando o número de visitantes pode ser contado ao redor 3 milhões entre fieis vendedores de imagens e artigos religiosos e dançarinos, que oferecem suas danças de origem do pre-Hispânico em honra do a "Patrona del Tepeyac".

A Villa é um conjunto arquitetônico cuja construção principal é a Basilica de Guadalupe, consagrada em 1976, com capacidade para 10 mil pessoas e onde a imagem da Virgem de Guadalupe é exibida, na qual se atribuem diversos milagres. Um dos maiores atrativos naturais que se pode apreciar em nosso país é a observação da baleia cinza nas costas de Baja Califórnia Sur.


As Barrancas del Cobre são um sistema espetacular de túneis, localizado no estado de Chihuahua. Oferecem todo o tipo de aventuras, desde prática de esportes extremos a um encontro com os herdeiros da ancestral cultura tarahumara.Os antigos habitantes desta terra diziam que as Barrancas se formaram quando o mundo estava sendo criado, quando as pedras "se solidificavam". O certo é que, esta impressionante paisagem se formou há mais de 20 milhão anos, devido ao constante movimento das placas tectônicas que, com tempo, deram forma a Sierra Madre Occidental.

Decretadas como parque nacional desde os anos 80 do século passado, as Barrancas del Cobre cobrem uma superfície de 60.000 km2 onde os túneis e os defiladeros, ideais para a prática de treckking, a escalada e outros esportes de aventura, assim como um labirinto de rios, de aproximadamente 16.000 quilômetros, onde os amantes da descida do rio poderão sentir um emocionante passeio desafiando as fortes correntes enquanto admiram uma incrível paisagem de pinheiros, robles e cascatas que aparecem diante dos seus olhos.

Campeche é a única cidade do México que conserva ainda os restos de sua grande muralla, que a protegeu dos ataques piratas entre séculos XVII e XVIII. Esta construção colonial protege o centro histórico da cidade, declarado como Patrimônio da Humanidade por UNESCO em 1999.


Declarada como Patrimônio da Humanidade por UNESCO em 1999, o centro histórico da cidade de Campeche foi cercado por uma grande muralha de pedra - reconstruída quase em sua totalidade que protegeu assim a população dos ataques constantes dos piratas que, entre séculos XVII e XVIII, tomavam por assalto à cidade e saqueavam seus tesouros, tal como aconteceu nos ataques dirigidos por Laurent de Graff, famoso pirata francês, e por Henry Morgan, um inglês da reputação temível.

Parque Nacional Cañón del Sumidero também pode-se fazer passeios de barco, que são a melhor opção. Com a força das águas que correm pelo impressionante Cañón del Sumidero, no estado de Chiapas, a planta hidroeletrica de "Manuel Moreno Torres" gerando energia que abastece grande parte da região do sudeste do México e da América Central.

Localizado na extremidade sul do Cañón del Sumidero, no municipio de Chicoasén, Chiapas, esta planta hidroeletrica possui a cortina de contenção mais elevada do mundo; sua elevada produtividade explica graças ao efeito acelerador fornecida pela força da corrente do rio Grijalva a sua passagem pelo túnel, que é transformado em 35% da energia elétrica que é consumida em nosso país e em 20% da usada na América Central.


A maior pirâmide do mundo estava em Cholula, Puebla. Mediu 450 m de largura e alcançou uma altura de 65 m, o que fazia duas vezes maior do que a pirâmide do sol, em Teotihuacan. De fato, para todos os amantes da arqueologia poderão descobrir, que alguns passos da praça principal da população de Cholula, os retos de uma grande plataforma de aproximadamente 450 m de largura, que, no acordo com os arqueólogos, serviu como a base para sustentar a maior pirâmide do mundo.

Durante as primeiras estações de escavação que ocorreram neste local os arqueólogos encontraram um fantástico mural - de 56 m de comprimento nos quais alguns personagens podiam ser visto bebendo pulque (uma bebida ritual). No museu do local, situado para a direita à entrada da zona arqueológica, é possível admirar uma reprodução dessa pintura junto com uma grande maqueta que descreve os estágios da construção da pirâmide. No alto da colina, que servia como sustento para a construção desta grande pirâmide, se levanta hoje em dia a Igreja da Virgen de Los Remedio.

O "Cristo de las Noas", escultura imponente de mais de 20 m de altura, que se levanta ao redor da cidade de Torreón, Coahuila, considerada como uma das maiores imagens religiosas do mundo. O efeito, no morro de Noas, cujo nome se deve a uma espécie de cacto que é abundante ao redor desta cidade, localizado a 278 quilômetros ao oeste de Saltillo, no estado de Coahuila, se levanta uma monumental escultura "Cristo de las Noas", de figura esbelta e comprida, cujos os braços abertos parece maior de 21.80 m que de fato tem de altura.


México conta com 26 locais declarados como o Patrimônio da Humanidade por UNESCO, o que o converte em um dos países com o maior número de tesouros universais localizado em seu território. Desde 1987, quando os primeiros locais no mundo foram declarados como Patrimonios da Humanidade pela UNESCO, México tem ocupado um lugar importante dentro desta grande lista grande que distingue, mas também compromete aos países reconhecidos nela que vela pela conservação de seus lugares considerados como tesouros universais. 

Os 26 locais pertencente ao México são:.as cidades históricas de Campeche, Guanajuato, Morelia, Oaxaca, Puebla, Tlacotalpan, Querétaro e Zacatecas; as zonas arqueológicas de Calakmul, em Campeche; Palenque, em Chiapas; Chichén Itzá e Uxmal, em Yucatán; Monte Albán, em Oaxaca; Paquimé, em Chihuahua; El Tajín, em Veracruz; Teotihuacán, no Estado de México, e Xochicalco, em Morelos. Destacam também las áreas naturais de Sian Ka?an, em Quintana Roo; El Vizcaíno, em Baja California Sur e as ilhas do Mar de Cortés, assim como os edificios históricos do Hospicio Cabañas, em Guadalajara; a Casa estudio do arquiteto Luis Barragán, no Distrito Federal; as Misiones de la Sierra Gorda, em Querétaro e os conventos do séc. XVI nas bases do vulcão Popocatépetl. 


A lista também incluem as pinturas rupestres da Sierra de San Francisco, em Baja California Sur, e a paísagem do agavero e da antigua industria de Tequila, Jalisco, da recente incorporação em julho de 2006.
 
Um abraço e até o próximo post!
MÉXICO DESLUMBRANTE MÉXICO DESLUMBRANTE Reviewed by Luiz Macedo on abril 15, 2022 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.