ORIGEM DAS AGENCIAS DE VIAGENS

Definição

Agência de viagens é uma empresa privada que trabalha como intermediária entre seus clientes e determinados prestadores de serviços turísticos, como empresas áreas, hotéis, cruzeiros e dentre outros. Com o objetivo de vender produtos e serviços relacionados com essas viagens, a um preço e com determinadas condições especialmente atrativas em relação as que se poderia conseguir ao dirigir-se diretamente a esses provedores.

A companhia britânica Cox & Kings, criada em 1758, é a agência de viagem más antiga do mundo e Thomas Cook um de seus mais notáveis pioneiros, por seu planejamento desde 1841 de excursões religiosas em grupo. Em qualquer caso, as agências de viagem se desenvolveram, sobretudo, a partir dos anos 20, com o desenvolvimento da aviação comercial.

 

Gravura de uma excursão idealizada por Thomas Cook

Portanto a origem das Agências de Viagens e Turismo se relaciona às antigas civilizações e a sua evolução é retratada por fatos turísticos narrados no século XIX, século XX e século XXI.

Século XIX – Contribuições de um pioneiro

Thomas Cook (primeiro agente de viagens) fretou  em 1841 um trem para os participantes de um congresso antialcoólico entre as cidades de Liecester e Loughborough na Inglaterra. Em 1841 fundou a Thomas Cook and Son, a primeira agência registrada no mundo, já em 1851 conduziu cerca de 165 mil pessoas à Exposição de Hyde Park (Londres). Em 1865 vendeu a 35 turistas uma programação completa de viagem aos Estados Unidos. No ano de 1872 levou seus clientes em uma volta ao mundo numa viagem de 222 dias e inaugurou a primeira agência de viagens fora da Europa.

Folder turístico da agencia Thomas Cook & Son

Thomas Cook criou ainda o voucher e a circular note, antecessora do traveller check.

Nesse século surge o registro profissional do agente de viagens, e também as primeiras agências de viagens brasileiras, que foram registradas oficialmente como prestadoras de serviços específicos no final do século XIX.

Século XX – Agência e suas fases

1ª fase: As agências antigas se dedicavam aos tours individuais de clientela burguesa, formada por profissionais liberais e executivos de alto poder aquisitivo.

2ª fase: As agências da década de 30 eram especializadas em tours de grupos em automóveis e ônibus para atendimento das classes burguesas e da classe média, que surgia na época.

3ª fase: As agências criadas a partir de 1950 eram caracterizadas pela execução preferencial de visitas organizadas e de tours para clientela de médio poder aquisitivo.

Segmentação do mercado. Para cada individuo, uma local diferente

É nessa época que as agências pioneiras fundam as primeiras entidades associativas do setor, como: sindicatos e associações nacionais de agências e operadoras.

4ª fase: As agências para a clientela mais jovem eram dedicadas a vendas e execução de pacotes em receptivos de veraneio de padrão médio e a preços acessíveis para cativar as pessoas e construir um fluxo de demanda constante ou regular.

A partir da década de 70 até o início do século XXI, são trinta anos de influências da economia de mercado mundial.

No final do século – em 1998 nos Estados Unidos e em 1999 inclusive no Brasil, as agências de viagens e turismo começaram a sofrer uma redução significativa nos percentuais de comissão acordados com as transportadoras aéreas.

Século XXI – A Era da Informação

O impacto do surgimento da Internet como uma ferramenta operacional e comercial associado à eventual desregulamentação do transporte aéreo e demais fatores marcantes do final do século XX são desafios que o setor de viagens vem enfrentando.

No mercado globalizado, observam-se muitos fenômenos influenciadores na dinâmica da atividade de agenciamento. Em nível mundial ou regional, os fatos que afetam diretamente o agenciamento correspondem ao desempenho dos sistemas de turismo, os cenários socioeconômicos, as mudanças tecnológicas, as regulamentações governamentais, a disponibilidade de mão-de-obra e outros.

O mundo se transforma eu uma aldeia global

No âmbito teórico e prático é importante sublinhar que o conjunto de variáveis que atualmente pressionam os profissionais ligados ao ramo dos agentes de viagem desencadeia reflexões para o sucesso desse negócio, que está além da comercialização de produtos em nível de satisfação ao cliente, destacando-se a qualidade, atendimento e estratégias de serviços diferenciadas, que promovam interação entre o cliente e a agência.

Internet e Suas Possibilidades

Com o acesso a internet, muitas empresas aéreas e muitas operadoras de viagens começaram a vender diretamente aos passageiros seus pacotes turísticos e suas passagens. Como conseqüência, estas empresas deixaram de depender de agenciamentos e da necessidade de pagar comissões aos agentes de viagens por cada produto vendido. Desde 1997, as agências de viagens gradualmente se converteram em vítimas da desintermedialização, reduzindo a necessidade e importância de se contatar uma Agência de viagens antes de se decidir por um destino.

Com a internet o cliente adquire o pacote sem sair de casa

Muitas agências de viagens têm investido em manter uma presença na Internet publicando um site na web, com informação detalhada de viagens. Estas empresas utilizam companhias de distribuição de serviços de viagens que operam Sistemas de Distribuição Global (GDS) como Sabre Holdings, Amadeus, Worldspan e o Galileo para prover on-line, informações detalhadas de vôos, hotéis e alugueis de automóveis.

Alguns dos sites de viagens permitem aos visitantes comparar as cotações das múltiplas companhias hoteleiras e de vôos de maneira gratuita. No mínimo permitem através de seus sites obterem informações sobre o destino e idealizar todo o seu roteiro juntamente com diversos serviços.

Classificação das Agências de Turismo

Classificam-se em duas categorias:

  1. Agência de Viagens e Turismo;

  2. Agência de Viagens.

Constitui atividade privativa das Agências de Turismo a prestação de serviços consistentes em:

  • Venda comissionada ou intermediação remunerada de passagens individuais ou coletivas, passeios, viagens e excursões;

  • Intermediação remunerada na reserva de acomodações;

  • Recepção transferência e assistência especializada ao turista ou viajante,

  • Operação de viagens e excursões, individuais ou coletivas, compreendendo a organização, contratação e execução de programas, roteiros e itinerários;

  • Representação de empresas transportadoras, empresas de hospedagem outras prestadoras de serviços turísticos;

  • Divulgação pelos meios adequados, inclusive propaganda e publicidade, dos serviços mencionados acima.

As Agências de Turismo poderão prestar, ainda, sem caráter privativo os seguintes serviços:

  • Obtenção e legalização de documentos para viajantes;

  • Reserva e venda, mediante comissionamento, de ingressos para espetáculos públicos, artísticos, esportivos, culturais e outros;

  • Transporte turístico de superfície;

  • Desembaraço de bagagens, nas viagens e excursões de seus clientes;

  • Agenciamento de carga;

  • Prestação de serviços para congressos, convenções, feiras e eventos similares;

  • Operações de cambio manual, observadas as instruções baixadas a esse respeito pelo Banco Central do Brasil;

  • Outros serviços, que venham a ser especificados pela EMBRATUR.

É privativa das Agências de Viagens e Turismo a prestação dos serviços quando relativos a excursões do Brasil para o exterior.

Tipos de agências de viagem

  1. Agência emissiva - Atua com o mercado de turismo emissivo, emite passagens para várias partes do território nacional ou internacional. Eventualmente, pode atuar como receptiva.

  2. Agência receptiva - Trabalha com o mercado interno e ou externo, dependendo da região. Recepciona turistas que vêm de várias partes do território nacional ou internacional.

  3. Consolidadoras - Fornecem às agências, tanto pequenas como médias, os preços e vôos de diversas companhias aéreas credenciadas.

  4. Agências de viagens e turismo escola - Geralmente localizadas em faculdades ou universidades com o objetivo de treinar alunos e estagiários que aceitam trabalhar com turismo nesta categoria.

Órgãos oficiais e entidades de classe de turismo aos quais uma agência está ligada

ABAV – Associação Brasileira das Agências de Viagens.

www.abav.com.br

ABIH – Associação Brasileira da Indústria de Hotéis.

www.abih.com.br

ABRAJET – Associação Brasileira de Jornalistas de Turismo.

www.abrajet.com.br

ABGTUR – Associação Brasileira dos Guias de Turismo.

www.abgtur.tur.br

ANAC - Agência Nacional de Aviação Civil

www.anac.gov.br

BRAZTOA – Associação Brasileira das Operadoras de Turismo.

www.braztoa.com.br

EMBRATUR – Instituto Brasileiro de Turismo.

www.embratur.gov.br

IATA – Associação Internacional de Transportes Aéreos.

https://www.iata.org.br

INFRAERO – Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária.

www.infraero.gov.br

MINISTÉRIO DO TURISMO

www.turismo.gov.br

SINDETUR – Sindicato Nacional das Empresas de Turismo.

www.sindetur.com.br

SNEA – Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias.

www.snea.com.br

Um Abraço e até o próximo post!

ORIGEM DAS AGENCIAS DE VIAGENS ORIGEM DAS AGENCIAS DE VIAGENS Reviewed by Luiz Macedo on janeiro 21, 2010 Rating: 5

4 comentários:

  1. Matéria de forma resumida e concisa, muito obrigado pela elucidação.

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  2. Foi a Agência Abreu a primeira Agência de Viagens a existir no planeta. Não foi Thomas Cook :) confirme na internet
    Agência Abreu, desde 1840

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  3. A mais antiga foi a companhia britânica Cox & Kings, criada em 1758, conforme consta no artigo.

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  4. Excelente artigo. Adoraria trocar ideias sobre projetos de Turismo Criativo e Vídeos.
    Veja http://elementa.com.br/turismo-criativo-e-videos

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