HISTÓRIA DO TURISMO – IDADE CONTEMPORÂNEA (PARTE FINAL)

Idade Contemporânea

Período que tem inicio a partir da Revolução Francesa (1789) até a atual história do mundo ocidental. Durante a Idade Contemporânea é que ocorrem os grandes avanços tecnológicos, além do fenômeno da globalização, que impulsionaram e colocaram definitivamente o turismo em um lugar de destaque dentro da economia global.

Fenômeno da globalização: Revolução nos meios de se comunicar e locomover

O principal fator que contribuiu com esse avanço foi a Revolução Industrial, que ao se consolidar coloca a burguesia em uma situação favorável, passando essa a dispor de recursos econômicos e tempo livre para viajar. O invento do maquinário a vapor promove uma revolução nos transportes, que possibilita substituir a tração animal pelo trem a vapor, tendo as linhas férreas que percorrem com rapidez as grandes distâncias. Também o uso do vapor nas navegações reduz o tempo dos deslocamentos.

Locomotiva a vapor: Usada como trem turístico na Áustria

Na Inglaterra surgem os primeiros empreendimentos que passam a oferecer passagens de travessias transoceânicas e passam a dominar o mercado marítimo na segunda metade do século XIX, o que favorece as correntes migratórias européias para as Américas. Sendo este o grande momento dos transportes marítimos e das companhias navais.

MS Freedom of the Seas: um dos maiores navio de cruzeiro do mundo

Começa a surgir, também na Europa, o turismo de montanha ou saúde, famosos sanatórios e clínicas privadas européias, muitos delas ainda existem como pequenos hotéis, guardando ainda um certo charme. Também nessa época é muito praticado o turismo de balneário ao longo de toda a costa do mediterrâneo.

Vários outros elementos interagiram e ainda modificam os paradigmas do turismo, portanto em postagens posteriores irei abordar novos elementos desse período, que é de vital importância para o estudo e conhecimento do Turismo como ciência.

Um abraço e até o próximo post!

HISTÓRIA DO TURISMO – IDADE CONTEMPORÂNEA (PARTE FINAL) HISTÓRIA DO TURISMO – IDADE CONTEMPORÂNEA (PARTE FINAL) Reviewed by Luiz Macedo on janeiro 20, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.