DESTINO TURÍSTICO - ROMA ANTIGA

No post anterior eu escrevi sobre o surgimento do turismo na Idade Antiga, então nada mais justo do que apresentar agora um roteiro que desenvolvi para a cidade de Roma. Cidade esta que representou e representa um papel importantíssimos para o desenvolvimento do turismo.


Apertem os cintos, preparem as maquinas fotográficas e embarquem nessa inesquecível viagem.

Roma Antiga: Milênios de História

Cidades envolvidas: São Paulo, Fiumicino, Roma e Vaticano
Dias de operação: Quarta-Feira a Quarta-Feira
Nº de dias: 7
Nº de noites: 7
Melhor período para visitação: O clima em Roma é típico da região do mediterrâneo, com temperatura suave praticamente durante o ano todo. Os verões costumam ser quentes, com uma temperatura média que oscila entre 25ºC e 35ºC. Durante o inverno, a temperatura média costuma ser mais baixa, oscilando entre 5ºC e 15ºC. A estação mais chuvosa do ano é o outono.
Veja as condições climáticas atuais em Roma: http://br.weather.com/weather/local/ITXX0067?x=0&y=0  

Descrição do Roteiro

1º Dia - Quarta-Feira

Manhã: Embarque em São Paulo no Aeroporto internacional de Guarulhos, com chegada em Roma no Aeroporto Internacional Leonardo da Vinci, também conhecido como Aeroporto Fiumicino, o mais movimentado aeroporto da Itália, localizado na comuna italiana de Fiumicino, a 35 quilômetros do Centro Histórico de Roma.
Tarde: Translado até Roma para Check-inn e hospedagem no Hotel Genio, situado no coração do centro histórico de Roma, numa área encantadora que rodeia a Piazza Navona. O terraço do último piso oferece vistas espetaculares sobre a cidade.
Suíte do Hotel Genio
Este elegante hotel situa-se em um edifício neo-renascentista, típico desta parte de Roma. O ponto alto do Hotel Genio é certamente sua localização, que proporciona uma experiência autêntica na Cidade. A poucos passos da belíssima Piazza Navona e da área comercial Via del Corso e Piazza di Spagna. Basta atravessar o Rio Tibre para chegar ao Castelo Santo Ângelo e ao Vaticano.
Fachada do Hotel Genio
Sugestão para noite: Livre para aproveitar a movimentada vida noturna, desde seus restaurantes e bares mais íntimos até os grandes clubes e festas badaladas. As cidades italianas e Roma em particular são conhecidas internacionalmente pela sua renomada gastronomia, das famosas pizzas e massas al dente ao seu tradicional café expresso.
Restaurante: Acolhedor e simpático, o restaurante Ágata e Romeo oferecem pratos italianos e serviço de qualidade.
Balada: Se você gosta de jazz a melhor opção é o Alexanderplatz, no local estão os melhores músicos da cidade e os melhores shows do gênero. O clube é o mais antigo da cidade e oferece também boa cozinha mediterrânea.

2º Dia - Quinta-Feira

Manhã: Visita as ruínas das Terme di Caracalla ou Termas de Caracala. Construídas a mando do imperador romano Caracalla, entre os anos 212 e 216 d.C. Essas termas eram formadas por um conjunto de balneários públicos com capacidade para receber até 1.600 banhistas.
As termas contavam com uma sala de água fria chamada Frigidarium, uma de água morna chamada Tepidarium e uma de água quente chamada Calidarium. Além disso, contava com locais para a prática de exercício físico, vestiários e uma biblioteca com duas salas, sendo uma delas especializada em livros gregos e outra em livros romanos. Em suma, um autêntico SPA da Antiguidade.
Complexo da Termas de Caracalla
Atualmente, as ruínas dessas termas são uma das atrações turísticas mais visitadas de Roma. As termas de Caracalla estão localizadas nos arredores da cidade, em direção à Via Appia. O seu bom estado de conservação permite que o visitante tenha uma idéia da grande importância desse recinto. Hoje as Termas de Caracala serve de palco para grandes manifestações artísticas, como concertos e operas.
Tarde: Livre para compras no melhor comércio de Roma localizado em suas rua e vias. As mais conhecidas são: Via Borgognona, Via Cola di Rienzo, Via Condotti, Via del Corso, Via Francesco Crispi, Via Frattina, Via Nazionale, Via Sistina, Via Vittorio Veneto.
Sugestão para noite
Restaurante: Akropolis um pequeno restaurante grego situado em Trastevere, um animado bairro onde a oferta de restaurantes é grande, mas que esconde lugares que valem a pena. Especialidades do país a preços razoáveis.
Balada: Fiddler's Elbow é um bar irlandês que fica a 10 minutos do Coliseu. Aí você poderá provar a autêntica cerveja irlandesa, jogar bilhar e dardos, ou ainda ver jogos de futebol. Se preferir, faça uma degustação das mais de 180 variedades de uísque disponíveis no local. (os italianos admiram muito os pubs irlandeses).

3º Dia - Sexta-feira

Manhã e tarde: Visita ao Coliseu, também conhecido como Anfiteatro Flaviano, que deve seu nome à expressão latina Colosseum, devido à estátua colossal de Nero, que ficava perto a edificação. Localizado no centro de Roma, é uma exceção entre os anfiteatros pelo seu volume e relevo arquitetônico. Demorou de 8 a 10 anos para ser construído, e ao término das obras, foi celebrada uma festa inaugural que durou 100 dias, durante os quais mais de 2.000 gladiadores perderam a vida. O Coliseu de Roma tinha uma capacidade para 55.000 espectadores.
Fachada do Coliseu
Hoje em dia as masmorras e os túneis que se espalhavam pelo subsolo da arena podem ser apreciados pelos visitantes, porque já não existe mais a plataforma de madeira coberta de areia que cobria o local na Antiguidade. O Coliseu foi a obra de arquitetura romana de maior envergadura, tanto que boa parte da edificação permanece em pé até os dias atuais.
Tarde: Livre
Sugestão para noite
Restaurante: Jantar no restaurante Al Fantanone para degustar a comida mais típica de Roma. Nesse restaurante e pizzaria, além das especialidades regionais, você poderá comer uma das melhores pizzas da cidade. Dispõe de jardim com mesas e salas mais reservadas para jantares românticos.
Balada: Em um entorno exótico, o clube Rehd oferece música latina e muita salsa. O ambiente está dividido em duas áreas principais: uma zona de pub e uma pista de dança.

4º Dia - Sábado

Manhã: Visitação a Fontana di Trevi maior fonte barroca de Roma e, provavelmente, a mais famosa do mundo. Projetada por Nicole Salvi e construída em 1735, essa fonte está situada no cruzamento de três ruas e faz parte da história da cidade. Antigamente, era habitual construir uma fonte onde os aquedutos terminavam, como é o caso da Fontana di Trevi, que marca o final do Aqua Virgo, um aqueduto de grande valor simbólico.
Na Fontana di Trevi você também poderá ver a magnífica estátua do deus Netuno, representado sobre um carro em forma de concha puxado por dois cavalos-marinhos, que foi protagonista de várias cenas da história do cinema. Entre essas cenas, a mais famosa é, indubitavelmente, a do filme La Dolce Vita, dirigida pelo cineasta italiano Federico Fellini.
Fontana di Trevi
Além disso, desde a rodagem do filme "A Fonte dos Desejos", a tradição diz que, se você jogar uma moeda na fonte voltará a visitar a cidade. Porém, se você for solteiro(a) a tradição também diz que, se você jogar duas moedas, vai encontrar a sua outra cara metade em Roma.
Tarde: Livre
Sugestão para noite
Restaurante: Situado em um edifício do séc.. XVIII, o Antico Caffè della Pace é uma das cafeterias mais famosa de Roma. No interior da cafeteria ainda se conserva a decoração antiga tradicional, com um terraço que é ideal para os meses de verão. Além de uma variada oferta de cafés, também serve massas dos mais variados tipos, estando aberto durante 24 horas.
Balada: Situado na zona de Tiburtino, La Palma é um lugar multidisciplinar. Exposições, recitais de poesia, performance, música ao vivo e boa comida. recisa mais?

5º Dia - Domingo

Manha: Livre
Tarde: visita ao antigo Fórum Romano onde as grandes decisões políticas eram tomadas durante a época da República. Nesse lugar se encontravam tanto os estabelecimentos comerciais e de negócios como os templos religiosos, a administração pública e, inclusive, a área de prostituição.
Ruínas do Antigo Fórum Romano
Atualmente você pode visitar as ruínas do Fórum Romano e ver vários templos que ainda se mantêm em pé, tais como o de Castor e Pólux, o de Júpiter ou o de Rômulo. Nessas ruínas, você também poderá ver vários arcos, uma basílica, a antiga sede do Senado Romano e a Rostra (Tribuna), de onde os políticos da época proferiam seus discursos para as multidões. Além disso, a Via Sacra, uma das principais ruas de Roma, cruza o fórum de ponta a ponta.
Sugestão para noite
Restaurante: Quinzi Gabrieli é um dos melhores restaurantes de peixe e frutos do mar de toda a cidade de Roma. No entanto, cabe ressaltar que em Roma os pratos à base de peixe e frutos do mar também costumam ser os mais caros. Além de um cardápio variado, no Quinzi Gabrieli você também poderá ver os produtos expostos na entrada do restaurante. Em suma, produtos frescos servidos de forma elegante.
Balada: Coyote Bar aposta em uma atmosfera alegre e divertida, com música animada e diferentes ambientes. Para tomar um drinque ou relaxar.

6º Dia - Segunda

Manhã e Tarde: Passeio pelo menor país do mundo o Vaticano, que é uma cidade-estado desde 1929, graças à assinatura do Tratado de Latrão. Atualmente, trata-se de um dos países mais ricos do planeta, com obras de grande valor histórico e artístico, como a Basílica de São Pedro e os Museus do Vaticano.
Interior de um dos museus do Vaticano
A maior parte dos 1.400 aposentos que formam o Vaticano são conhecidos como Os Museus Vaticanos. Ali podem ser contempladas obras de Rafael, Caravaggio, Leonardo da Vinci ou Tiziano. O Vaticano está dividido em vários museus: o Museu Pío Clementino (primeiro a ser fundado), o Museu Etrusco, o Museu Egípcio, o Museu Profano Lateranese ou o Museu de História, todos eles com um grande acervo de obras de arte.
Sugestão para noite
Restaurante: Se você deseja provar a verdadeira mozarela italiana, Roma é o lugar perfeito. A especialidade do restaurante Obika são os pratos cuja preparação se baseia na mozarela como ingrediente indispensável. Além disso, o Obika é um restaurante moderno e ecológico, onde são servidos produtos de qualidade e com certificado de origem, como a mozarela de búfala.
Esse restaurante virou moda em Roma, graças ao seu novo conceito gastronômico que alia os produtos frescos aos pratos saudáveis. Conforme sua preferência, poderá comer no bar da mozarela, provar o menu degustação à base de especialidades italianas ou escolher os produtos à la carte.
Balada: Perto da Piazza di Spagna está o Club, com música disco, um piano bar reservado a festas privadas, e um restaurante. No verão, o lugar se muda para Fregene, na costa italiana, e se transforma em Gilda on the Beach.

7º Dia - Terça-Feira

Manha: Livre
Tarde: Visitação ao complexo da Piazza di Spagna. A praça começou tomar forma no séc. XVI, durante a construção da famosa igreja de Trinità dei Monti. Um século mais tarde foi concluída a construção da monumental Escalinata di Trinità dei Monti, um dos elementos mais famosos do belo conjunto arquitetônico formado pela praça, igreja e pela própria escadaria.
A escadaria de 135 degraus foi decorada com vários terraços-jardim, que exibem toda a sua beleza, principalmente durante a primavera e o verão. A escadaria liga a praça com a igreja de Santa Trinità dei Monti, que foi construída em 1502, transformando todo o conjunto em um espaço de beleza única.
Piazza di Spagna
No meio da Piazza di Spagna, merece destaque a Fontana della Barcaccia, projetada por Pietro Bernini. Essa fonte deve seu nome à sua forma de barco meio submerso.
Sugestão para noite
Restaurante: Camponeschi está situado em uma bela praça e é considerado um dos melhores restaurantes de Roma para os que gostam de uma gastronomia requintada. Permita-se esse luxo e desfrute da gastronomia romana de alta categoria.
O Camponschi serve carnes e peixes, bem como especialidades regionais. Além disso, merece destaque a sua grande adega, que conta com uma enorme seleção de vinhos italianos e franceses. Cabe ressaltar que o Camponeschi só está aberto para o jantar, abrindo suas portas a partir das 20h.
Balada: Brancaleone Espaço multi-uso com propostas culturais, atuações de teatro e dança, projeções audiovisuais e exposições. Tudo isso pode ser encontrado nesse clube, além de diferentes estilos musicais, principalmente eletrônicos.

8º Dia - Quarta-Feira (Retorno ao Brasil)

Check-out no Hotel
Embarque no Aeroporto Internacional Leonardo Da Vince - Fiumicino.
Desembarque no Aeroporto Internacional de Guarulhos - São Paulo.
Espero que tenham gostado do roteiro proposto. Uma dica e não ficar preso ao mesmo e percorrer lugares alternativos. Saborear novos temperos e sempre interagir com os habitantes do local, pois estes sim carregam a essência do local em suas almas.

Um abraço e até o próximo post.
DESTINO TURÍSTICO - ROMA ANTIGA DESTINO TURÍSTICO - ROMA ANTIGA Reviewed by Luiz Macedo on janeiro 06, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.