Idade Antiga
O período que compreende a Idade Antiga se estende desde o aparecimento da escrita cuneiforme - que foi desenvolvida pelos Sumérios – cerca de 4.000 a.C. até a tomada do Império Romano do Ocidente pelos povos bárbaros no ano de 476 d.C.
Surge nesse período os primeiros indícios de uma rudimentar atividade turística na Grécia Antiga, onde se dava uma grande importância ao tempo livre, os quais eram dedicados à cultura, diversão, religião e desporto.
Ruínas em Olímpia
As viagens mais realizados nesse período tinham por finalidade prestigiar e/ou participar das olimpíadas, em uma mistura de religião e desporto, milhares de pessoas se deslocavam para a cidade de Olímpia a cada 4 anos. Existiam também peregrinações religiosas, aos Oráculos de Delfos e de Dódona, fazendo com que esses sejam um dos primeiros atrativos turísticos arquitetônicos da história.
Reconstituição da cidade de Olimpía
Já Durante o Império Romano os romanos freqüentavam águas termais, como as das termas de Caracalla. Os romanos eram assíduos freqüentadores de grandes espetáculos, em teatros, e realizavam deslocamentos habituais para diversas cidades situadas na vasta costa do Império.
Estas viagens foram intensificadas principalmente por três fatores fundamentais que são; a "Pax Romana", expressão latina para “a paz romana”, que nada mais é do que um longo período de relativa paz, gerada pelas armas e pelo autoritarismo, experimentada pelo Império Romano; o desenvolvimento de importantes vias de tráfego; e por fim a prosperidade econômica que possibilitou a alguns cidadãos meios financeiros e tempo livre para a realização dessas viagens.
Um abraço e até o próximo post.
muito interessante os estudos sobre turismo,amo tudo isso,termino minha faculdade esse ano,estou amando minha área.
ResponderExcluirBoa tarde! Você poderia me dizer a fonte? Isso é exatamente o que eu precisava para a minha pesquisa acadêmica.
ResponderExcluirOxi
ResponderExcluir