HISTÓRIA DO TURISMO – IDADE MÉDIA (PARTE III)

Idade Média

O período que compreende os anos de 476 d.C (desintegração do Império Romano do Ocidente) até 1453 d.C (fim do Império Romano do Oriente, com a queda de Constantinopla) é tradicionalmente denominado de Idade Média. Nesse período inicialmente ocorre um retrocesso na atividade turística, isso devido a um crescente numero de conflitos aliado a uma forte recessão econômica.

Entretanto na Idade Média surge uma nova modalidade de viagem, as peregrinações religiosas, que em grande medida são realizadas até os dias de hoje. Embora essa forma de turismo já tenha existido na época antiga e clássica, as peregrinações religiosas dos cristãos e mulçumanos da Idade Média congregavam um maior número de pessoas com deslocamentos ainda maiores.

Peregrinos mulçumanos em Meca

Nesse contexto cabe ressaltar as famosas expedições que percorriam de Veneza a Terra Santa e as peregrinações pelo Caminho de Santiago, realizada desde 814 d.C., ano em que se descobriu à tumba do santo. Foram contínuas as peregrinações de toda Europa, resultando assim na criação de mapas e todo o tipo de serviço para os viajantes. Quanto ao Turismo Islâmico a peregrinação a Meca ganha destaque, uma vez que segundo a tradição, todos os mulçumanos devem visitar ao menos uma vez em vida essa cidade.

Portanto pode-se dizer que o fluxo, as distâncias e o surgimento de uma rede de serviços turísticos, mesmo que muito primitiva, são os elementos de destaque da Idade média.

Um abraço e até o próximo post.

HISTÓRIA DO TURISMO – IDADE MÉDIA (PARTE III) HISTÓRIA DO TURISMO – IDADE MÉDIA (PARTE III) Reviewed by Luiz Macedo on janeiro 08, 2010 Rating: 5

Um comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.