DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS

Desenvolvimento Sustentável ou Sociedade Sustentáveis: Da Crítica dos Modelos aos novos paradigmas.  
Uma das condições fundamentais do desenvolvimento sustentável é a conservação dos ecossistemas e dos recursos naturais.  
Deve-se prever em primeiro lugar a manutenção dos processos ecológicos fundamentais dos quais depende a sobrevivência humana, tais como a fotossíntese, os ciclos hidrológicos e a reciclagem de nutrientes.
A perturbação em alto grau desses processos colocaria em risco a vida humana. Outra condição é a preservação das diversidades genéticas e biológicas.

Essa diversidade vem sendo ameaçada principalmente pela ação humana, na forma de poluição e degradação ambiental, de devastação florestal e de homogeneização da base genética. Vem sendo enfatizada recentemente a relação entre a manutenção da diversidade biológica e diversidade cultural.

Estudos tem demonstrado que as populações tradicionais, pescadores e etnias indígenas por exemplo, são grandes responsáveis pela manutenção da diversidade biológica da qual dependem para sua sobrevivência. 
No caso dos países em desenvolvimento, frequentemente ecossistemas naturais foram conservados em grande parte por populações tradicionais que possuem fortes vínculos culturais com esses ambientes, desenvolvendo sistemas engenhosos de manejo dos recursos naturais (op cit. DIEGUES. 1995).
Um dos aspectos mais relevantes da argumentação por trás do conceito de desenvolvimento sustentável é o da necessidade de uma nova ética, de um novo paradigma. 
Ë preciso o abandono da perspectiva antropocêntrica para uma perspectiva mais global, biocêntrica. 
DIEGUES, Antonio Carlos Sant’Ana. Ecologia Humana e planejamento em áreas costeiras. São Paulo: NUPAUB-USP. 1996.
Um abraço e até o próximo post!
DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU SOCIEDADES SUSTENTÁVEIS Reviewed by Luiz Macedo on agosto 06, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.