AS OLIMPÍADAS DA ANTIGUIDADE - 2º PARTE

Espetáculos, violência e mitos dominaram as Olimpíadas antigas por mais de 1.000 anos, no evento que celebrava a paixão grega pelo esporte competitivo 

Polêmicas e dramas descritos por poetas e dramaturgos abundavam durante a competição ininterrupta, começando em 776 a.C., quando Corobeu correu nu em Olímpia.
O relato mais antigo de esporte grego aparece na Ilíada, de Homero. Aquiles organizou uma série de eventos, incluindo corridas de cavalo, a pé, boxe e luta livre para acompanhar os rituais funerais de Patroclus, morto por Hector diante dos portões de Tróia.Olímpia, santuário para Zeus no distrito de Elis, a sudoeste de Atenas, era um dos muitos lugares destinados a festivais religiosos. O estádio ficava perto do templo de Zeus, onde a estátua de ouro e marfim do principal deus do panteão grego, esculpida por Pheidias, era uma das sete maravilhas do mundo antigo.

De acordo com a lenda, Hércules, o maior herói mítico, filho de Zeus, instituiu os primeiros Jogos Olímpicos para celebrar o sucesso de um de seus 12 trabalhos, a limpeza dos estábulos do rei Augias, de Elis.Corobeus foi o primeiro campeão da única prova dos primeiros Jogos registrados. Ele ganhou a corrida de 192,27 metros.O imperador romano Nero foi o campeão mais notório, ao organizar Jogos especiais no ano 67 a.C., com corridas de 10 bigas e uma competição musical. Ele venceu todos os eventos de que participou, é claro.

Depois de 776 foram agregados novos eventos aos cinco dias de Jogos, que devotavam grade parte do programa a cerimônias religiosas.O primeiro dia era dedicado exclusivamente a uma cerimônia. A manhã do terceiro dia culminava com o sacrifício de 100 bois no grande altar de Zeus. Relatos da época contam sobre a confusão e o colorido em Olímpia, para onde se dirigiam apostadores, músicos, dançarinos, prostitutas e vendedores de flores de locais tão longínquos como Líbia e Egito.Alguns dos grandes filósofos e escritores peregrinavam para Olímpia. Vencer era tudo. Os vencedores ganhavam uma coroa de oliva cortada com uma faca dourada sagrada. Os perdedores não levavam nada. Os competidores rezavam pela vitória, ou pela morte.
A corrida de bigas com quatro cavalos dava início ao programa, seguida pela corrida de cavalos. Como só os ricos podiam ter cavalos, a coroa do vencedor ia para o dono.As corridas com animais davam o espetáculo. Já o boxe e a luta livre, além de uma brutal combinação dos dois chamada pankration, eram violentas.Os pugilistas, que usavam correias de couro nas mãos, lutavam sem parar até que um fosse nocauteado ou desistisse. No pankration e somente mordidas e golpes nos olhos, nariz e boca eram proibidos.Os competidores, que chegavam um mês antes de todas as regiões da Grécia, juravam por Zeus que obedeceriam às leis.
Os eventos de atletismo, especialmente o pentatlo, com lançamento de disco, dardo, salto, corrida e luta, também já estavam no programa.Esparta, a cidade-Estado militar com rigoroso treinamento físico, dominava as provas de corrida, produzindo metade dos vencedores até 800 a.C.Protegidos pela trégua olímpica, que não parava as guerras mas impedia que elas interrompessem as competições, os Jogos antigos duraram até o ano 393 d.C., quando a divisão entre paganismo e cristianismo era tão grande que o imperador Thodosius I ordenou o fechamento de todos os centros e cultos pagãos.
O único evento equivalente às Olimpíadas antigas foram os Jogos Tailteann, na Irlanda, que tinha salto em altura e com vara, lançamento de peso e dardo e começaram no ano 829 a.C. e seguiram até o século 14.
Os Jogos antigos deram a inspiração para os Jogos modernos, em Atenas, a partir de 1896. Ao contrário de sua antecessora, a Olimpíada moderna foi interrompida duas vezes por guerras mundiais em meio século.
*Por John Mehaffey
Um abraço e até o próximo post!



AS OLIMPÍADAS DA ANTIGUIDADE - 2º PARTE AS OLIMPÍADAS DA ANTIGUIDADE - 2º PARTE Reviewed by Luiz Macedo on agosto 06, 2012 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.