PROGRAMA DE ROTEIROS TURÍSTICOS

Para reestruturação e diversificação da oferta brasileira o PNT propõe o desenvolvimento do programa de roteiros turísticos.

Quais São os Objetivos Desse Programa?

Os principais objetivos são, buscar alternativas para a associação de um conjunto de municípios situados em uma mesma região. Com afinidades culturais, sócias e econômicas, para organizar e desenvolver a atividade turística regional de forma sustentável, através da integração contínua dos municípios.

Consolidando uma atividade regional e criando implementos de forma racional a fim de promover a junção de diversos atrativos em uma determinada região, utilizando parcerias entre o poder publico a iniciativa privada e a população local para a consolidação deste programa, o que poderá estender o período de visitas do turista e conseqüentemente aumentar a geração de emprego e renda nas localidades inseridas nesses roteiros.

Quais São os Resultados Obtidos até o Momento?

Fazendo uma reflexão ampla podemos dizer que alguns roteiros dos que iniciaram o processo de organização regional não levaram adiante as ações. Outros caminham lentamente, mas aos poucos estão executando algumas atividades conjuntas que mais cedo ou mais tarde irão consolidar a regionalização. Já outros estão funcionando a todo vapor, possuindo suas respectivas sedes, promovendo eventos, participam de feiras, o que de certa forma serve de exemplo para os outros.

Dentro desta realidade são vários os fatores que influenciaram na paralisação ou continuidade desses roteiros sendo que a localização geográfica, a postura do gestor, a inserção das comunidades locais, o interesse político, são alguns desses fatores, que poderiam ter um estudo mais aprofundado sobre as causas que levam certas regiões a obterem sucesso e outras não.

No mais podemos perceber que embora algumas regiões tenham adormecido, a semente foi plantada e futuramente poderá render bons frutos.

Um abraço e até o próximo post!

PROGRAMA DE ROTEIROS TURÍSTICOS PROGRAMA DE ROTEIROS TURÍSTICOS Reviewed by Luiz Macedo on fevereiro 24, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.