HISTÓRIA DO TURISMO – INTRODUÇÃO (PARTE I)

Existem diversas linhas de pensamento em relação ao surgimento e desenvolvimento do turismo. Algumas afirmam que o Turismo se inicia no inicio do Século XIX com o deslocamento, cuja finalidade principal é o ócio, descanso, cultura, saúde, negócios ou relações familiares. Estes deslocamentos se distinguem por sua finalidade dos outros tipos de viagens motivados por guerras, movimentos migratórios, comércio e dentre outros.

Outras dizem que o Turismo realmente se iniciou com a Revolução Industrial (meados do século XVIII), visto que somente a partir de então é que os deslocamentos adotaram um caráter focado extremamente no lazer.

Motor a vapor: símbolo da revolução industrial

Porém ao analisarmos alguns fatos históricos identificam-se elementos que contribuíram para conceituar e transformar o que hoje se denomina Turismo Contemporâneo. Nas próximas postagens veremos as contribuições de três períodos cruciais (Idade Antiga, Média e Moderna) para o desenvolvimento da atividade turística.

Um abraço e até o próximo post!

HISTÓRIA DO TURISMO – INTRODUÇÃO (PARTE I) HISTÓRIA DO TURISMO – INTRODUÇÃO (PARTE I) Reviewed by Luiz Macedo on janeiro 04, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.