ESTRUTURA TURÍSTICA DE BRUMADINHO - MG

Brumadinho é um município situado em Minas Gerais, a 60 km de Belo Horizonte (aprox. 1h15 de viagem), com acesso pelo km 640 da BR-381. Brumadinho tem aproximadamente 30 mil habitantes, destacam-se no município as seguintes regiões: Encosta da Serra da Moeda; Casa Branca; Piedade do Paraopeba; Melo Franco; Inhotim e Quilombos do Sapé.

pousada-em-brumadinho-pousada-das-brumas-_675822_2012_11_28_56_10_94819_med

Além de ser a 8ª economia mineradora de Minas (Minas da MBR, Mannesmann e Vale do Rio Doce/Ferteco), o município é recordista mundial de Cachaça Artesanal, com o selo da AMPAC. Pioneiro, lançou a cachaça feminina "Segredo da Patriarca", além das "Brumado Velho", "Saideira" e "Boa Vitória". Os serviços bancários prestados no município somam o total de três, sendo eles: o Banco do Brasil, o ABN AMRO Real e o Itaú. Possui 25 estabelecimentos de saúde, sendo 22 públicos – 20, municipal e 2, federal e 3 hospitais privados.

O Guia 4 rodas destaca 4 hotéis do município, sendo eles: Fazenda Horizonte Belo; Estalagem do Mirante; Pousada Vista da Serra e a Pousada Morada dos Pássaros. Além destes o Município conta ainda com mais três hotéis-fazenda, sendo eles: Empório Caipira; Chalés Colinas Casa Branca e Fazenda Morro Grande  e cinco pousadas, sendo elas: Entre Estrelas, Refúgio do Vale, Pousada Nossa Fazendinha, Estância das Cachoeiras e a Fazenda Britânia – Pousada rural.

Em Brumadinho você encontra várias opções de restaurantes, passando da boa comida mineira ao pé do fogão a lenha até refinados pratos da cozinha internacional. O restaurante destacado pelo Guia 4 rodas é o Restaurante Variada. As outras opções são: Topo do Mundo, Rancho do Peixe, Nina Rosa e o Restaurante Casa Velha; além dos restaurantes pertencentes aos meios de hospedagens que são abertos ao público.

brumadinho-mg-piedade-do-paraopeba_675822_2012_11_29_0_14_80439_med

Para os aventureiros o município oferece a prática do arvorismo, em Casa Branca, no Verde Folhas; o Clube de Voo Livre que possui uma das melhores rampas de decolagem da América Latina, na Serra da Moeda e as cavalgadas diurnas e nas noites de lua cheia, oferecidas pela Fazenda Bella Vista; contando com uma boa infra-estrutura para o turismo de aventura. O município também possui uma infra-estrutura para o turismo religioso, além da tradição religiosa, Brumadinho conta com inúmeras igrejas e capelas.

No comércio turístico cumpre destacar o shopping center e os diversos ateliers de ceramistas, presentes no município, com artistas conhecidos nacionalmente, que fazem exposições e oferecem, além da comercialização das peças, cursos para os interessados na área. O município possui uma Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Turismo, órgão responsável pelas informações e comunicações turísticas de Brumadinho, além de possuir jornal local, geradora de TV, provedor de internet e rádio AM/FM.  

Em relação aos serviços de transporte, Brumadinho conta com uma frota de 64 micro-ônibus e 101 ônibus, que circulam pelo município, com itinerários para Belo Horizonte e cidades do entorno, em horários alternados.  A cidade conta com serviços de apoio a automobilista, com oficinas mecânicas, borracharias, auto-peças e postos de gasolina ( não foi possível levantar a quantidade exata desses estabelecimentos). No que se refere à segurança o município possui um Batalhão da Polícia Militar, Delegacia de Polícia, Corpo de Bombeiro e Defesa Civil.

inhotim

Podemos constatar que Brumadinho possui interesse em desenvolver o turismo, principalmente após a inauguração do Museu de Inhotim, que se destaca como maior atrativo turístico. Devido ao fato da principal fonte de economia do município ser a mineração, a atividade turística se desenvolve lentamente e de maneira pouco profissional. Assim sendo, algumas falhas cruciais foram detectadas: o acesso ao município, após a BR-381, torna-se um pouco perigoso devido à sinuosidade da pista, trechos de estrada de terra e calçamento, além da má sinalização; no centro de Brumadinho, devido ao estreitamento de suas ruas, o trânsito se torna lento e complicado; não há uma sinalização turística adequada, dentre outras.

Um abraço e até o próximo post!

ESTRUTURA TURÍSTICA DE BRUMADINHO - MG ESTRUTURA TURÍSTICA DE BRUMADINHO - MG Reviewed by Luiz Macedo on agosto 06, 2014 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.