TURISMO NO ESPAÇO RURAL – 2º PARTE

Turismo no Espaço Rural

O turismo no espaço rural é qualquer tipo de atividade turística inserida geograficamente nos espaços rurais, sem necessariamente estar envolvido com a dinâmica da propriedade rural e de seu cotidiano produtivo. As diferentes formas de se fazer o turismo no espaço rural podem ser classificadas com base nos valores inerentes a cada uma delas, onde cada uma apresentará diferentes motivações, oportunidades, necessidades e disponibilidade de produtos a serem ofertados.

Paisagem do meio rural

Entre essas atividades, encontram-se o turismo histórico-cultural, esportivo, ecoturismo, de aventura e o turismo rural, sendo que em determinadas situações, estas formas podem interagir entre si, complementarem-se ou serem identificadas isoladamente, dependendo da realidade local. Abaixo segue uma sucinta conceituação de cada tipo de turismo, que pode ser desenvolvido no meio rural.

Turismo Rural

Essa vertente do turismo apresenta-se como uma das possíveis modalidades turísticas nos espaços rurais produtivos. Os elementos que compõem sua oferta são as atividades agropecuárias, a cultura do povo do campo e suas tradições, o alojamento nas propriedades rurais, entre outras. A atividade turística nesse espaço é um fator fundamental, que poderá ajudar a enfrentar a crise, impulsionando áreas com dificuldade na produção tradicional agropecuária, distribuindo renda, fomentando o desenvolvimento local e figurando como uma nova alternativa para sobrevivência do homem do campo, além de contribuir com a perpetuação dos costumes agropastoris, através da retenção, no campo, dos jovens originários desses locais.

Atividade típica na pratica do turismo rural

O turismo rural pode ser definido, segundo consta no documento, Diretrizes Para o Desenvolvimento do Turismo Rural, como sendo “o conjunto de atividades turísticas desenvolvidas no meio rural, comprometido com a produção agropecuária, agregando valor a produtos e serviços, resgatando e promovendo o patrimônio cultural e natural da comunidade” (EMBRATUR, 2007, p.7). Zimmermmann conceitua o turismo rural como:

Um segmento do turismo desenvolvido em áreas rurais produtivas, relacionado com os alojamentos na sede da propriedade (adaptada) ou em edificações apropriadas (pousadas) nas quais o turista participa das diferentes atividades agropecuárias desenvolvidas nestes espaços, quer como lazer ou aprendizado. Deve ser incluída nesta modalidade, a oferta de produtos naturais de origem. (1996, p. 2).

Sendo assim o turismo rural apresenta algumas especificidades, que podem e devem ser estudadas mais a fundo, sendo que as principais inerentes dessa atividade foram identificadas em três esferas e inter-relacionadas por Almeida e Riedl (2000). A primeira delas é a gestão onde os responsáveis pela condução do empreendimento turístico precisam ser conhecedores da história, da cultura, das tradições, da culinária e das atrações naturais da região em que estão inseridos. A exploração do turismo rural deve ter o caráter de complementaridade, isto é, a atividade principal não deve ser abandonada e, as iniciativas de turismo rural com maior probabilidade de sucesso são aquelas que envolvem a comunidade regional em todas as fases do empreendimento, desde seu planejamento até a sua implantação e posterior exploração. Iniciativas isoladas ou individuais dependem demasiadamente de características locais específicas.

Simplicidade do homem do campo como atrativo turístico

Outro importante elemento situa-se no âmbito do produto, sendo que o turismo no espaço rural, precisa resguardar sua especificidade, isto é, ele não pode imitar o turismo oferecido nos centros urbanos. A originalidade e a simplicidade da vida rural constituem um diferencial e quanto menor a artificialização da propriedade rural que se abre ao turismo, melhor. Por fim as características do turista desse segmento, seu perfil e sua relação com o ambiente, ajudam a complementar o entendimento sobre o tema uma vez que a clientela do turismo rural, em sua maioria, provém dos grandes centros urbanos e busca no campo uma interação mais intensa e direta com a natureza, a qual precisa ser preservada. A vida rural ainda preserva algumas características típicas de uma subcultura, cada vez mais interpenetrada pela cultura urbana dominante.

Carro de Boi: elemento marcante do meio rural

O turista muitas vezes procura o meio rural para resgatar traços dessa subcultura, os quais, portanto, precisam ser resguardados e valorizados. O turista aprecia participar ativa ou passivamente do trabalho na agricultura e adora saber que a maioria dos produtos consumidos nas refeições provém do estabelecimento visitado. O turista normalmente é curioso e questionador. Pode-se constatar que o turismo rural é caracterizado essencialmente pelo atendimento familiar, que possibilita um forte entrosamento entre o turista e a família hospedeira, o que efetivamente representa o cerne da busca do turista contemporâneo.

Um Abraço e até o próximo post!

TURISMO NO ESPAÇO RURAL – 2º PARTE TURISMO NO ESPAÇO RURAL – 2º PARTE Reviewed by Luiz Macedo on fevereiro 01, 2010 Rating: 5

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