GLOSSÁRIO TURÍSTICO

A atividade turística como todas as outras possui uma infinidade de termos técnicos, que representa um papel fundamental para sua operacionalização e realização.

Dicionários-de-inglês

Sendo assim conhecer os significados de algumas das palavras utilizadas pelo trade é de vital importância, tanto por parte dos profissionais como também pelos turistas.

Dentro dessa perspectiva resolvi reunir algumas das palavras que integram o “dialeto” do turismo, para que você, profissional ou consumidor, não fique com dúvidas acerca de qualquer informação recebida posteriormente.

Boa leitura. 

Glossário Turístico

A

A compartir - Termo utilizado para indicar que um passageiro viaja sozinho e estará compartilhando o quarto com outro passageiro.

ABAV - Sigla da Associação Brasileira das Agências de Viagens. Há uma entidade nacional e outras regiões, como Abav-SP ou Abav-RJ.

Accompanied Baggage - Bagagem transportada na mesma aeronave que pax, podendo ser arrolada (quando transportada no compartimento de carga da aeronave, estando sob responsabilidade da Cia aérea) e não arrolada (quando transportada pelo pax na cabine da aeronave, ficando sob responsabilidade do próprio).

AD - Desconto de agente. A sigla, quando seguida de um número, indica a porcentagem de desconto concedida a um agente de viagens. Por exemplo, AD-75 indica um desconto de 75% sobre tarifas sem restrição, que normalmente é concedido ao titular da agência. Seu cônjuge normalmente faz jus a um desconto de 50%: AD-50.

ADT - Passageiro Adulto

Agência de Viagens - Local onde o passageiro pode comprar pacotes e excursões para o Brasil e exterior, reservar passagens aéreas, hotéis, passeios e alugar um carro.

Agente de tráfego - Funcionário de uma companhia aérea, que trabalha no Despacho de Passageiros.

Air Show - Nome das informações sobre o vôo que aparecem na tela de vídeo do avião, como por exemplo, à distância e duração.

Air traffic controller - Controlador de tráfego aéreo. Pessoa da torre de controle de um aeroporto encarregada de monitorar e direcionar os pousos e decolagens das aeronaves.

Air travel card - Cartão de crédito administrado por uma Cia Aérea utilizado apenas para bilhetes aéreos. Ele também é conhecido como cartão universal de viagens aéreas.

Airline - Companhia aérea

Airpass - Passe aéreo vendido pelas companhias para vôos regionais no exterior. Pode ser comprado nas agências de viagens do país com tarifas especiais (mais baratas) para estrangeiros.

Aisle seat - Assento situado no corredor dentro de um avião.

Albergue - tipo de hospedagem econômica no Brasil e no exterior.

Alfabeto aeroviário - Conjunto de palavras utilizadas para informar, sem erros, letras que compõem, por exemplo, um código de reserva.

Alfândega - Departamento da Receita Federal encarregado de vistoriar bagagens e mercadorias em trânsito.

ALI (Aditional Liability Protection) - Ou seguro para terceiros, no caso de locação de veículos, dá proteção adicional contra danos pessoais e materiais causados a terceiros.

All inclusive - Determina, normalmente em hotéis, o sistema no qual todas as despesas (como refeições, bebidas alcoólicas e até gorjetas) estão incluídas no valor da diária paga pelo hóspede.

All suítes - Hotel que só tem suítes, ou seja, quartos em que há sempre uma sala anexa.

Allotment - Bloqueio efetuado por uma agência de assentos em aeronaves, cabines num navio, unidades habitacionais num hotel para venda.

Alta temporada - É a época de maior demanda para viagens: férias de verão e de inverno e festas de final de ano.

Amadeus - Um dos sistemas de reservas computadorizado, hoje chamados de sistemas globais de distribuição.

American breakfast - Café da manhã tipo buffet que inclui ovos, bacon, variedades de frios, pães, doces, cereais, sucos de frutas, iogurtes e pratos quentes. Geralmente é servido nos hotéis de luxo e luxo superior.

Amtrak - denominação das Estradas de Ferro de Passageiros dos EUA.

ARC - Airlines Reporting Corporation - Empresa autônoma criada pelas empresas aéreas domésticas dos EUA. Credencia agências de viagens para a venda de bilhetes e supervisiona detalhes financeiros no envio de pagamentos às companhias aéreas e também o desembolso de comissões às agências de viagens.

Area settlement plan - Sistema administrado pela ARC/BSP/IATA em base regional, para controlar o processamento de bilhetes aéreos, pagamentos e o desembolso de comissões aos agentes de viagens. Também designado como Bank Settlement Plan (BSP), mais conhecido assim no Brasil.

Arrival - Chegada (destino).

Arunk - Abreviatura do inglês "Arrival Unknown" que significa "chegada desconhecida"; é usado quando o passageiro tem uma data de saída de um destino, sem que no mesmo bilhete aéreo conste a data em que chegou àquele mesmo destino.

Asap - as soon as possible - Abreviatura de o mais breve possível.

AVA - (Associação das Vítimas de Atrasos Aéreos) – Entidade que atende problemas envolvendo passageiros e empresas aéreas, como atrasos de vôos, desvio ou perda de bagagem, etc. Tem departamento jurídico.

B

Back of the house - Áreas não expostas ao público de circulação interna dos funcionários.

Baggage claim - Área de um aeroporto ou de outro terminal onde os passageiros retiram sua bagagem.

Ball room - Salão de baile, festas, eventos, congressos.

Bed & Breakfast - Normalmente é usado para identificar hospedagem econômica com cama e café da manha.

Bell boy - Mensageiro; termo, associado principalmente aos hotéis

Bereavement fare - A menor tarifa aérea oferecida às pessoas que viajam por motivo de morte ou doença grave na família.

Bilhete Conjugado - Bilhete complementar utilizado para cobrir trecho do roteiro.

Bita - Acordo bilateral de tráfego entre companhias aéreas.

Blackout periods - Datas específicas nas quais não há disponibilidade de certos bilhetes ou tarifas, como por exemplo, os gratuitos ou promocionais. Essas datas geralmente coincidem com feriados ou períodos de alta estação.

Block Off - Bloqueio de determinado número de assentos, em vôos regulares, para uso exclusivo.

Bloqueio/Allotment - Número de assentos, em Cia Aérea, ou apartamentos, em hotéis, reservados para utilização por parte da operadora, desde que reportados dentro de um prazo determinado antecipadamente, de comum acordo entre estas empresas.

Boarding pass - Cartão de embarque fornecido pela companhia aérea.

Brazilian breakfast - Café da manhã servido no Brasil incluindo produtos genuinamente nacionais como suco de acerola, aipim, doce de abóbora, bolo de fubá etc.

Breakfast - Café da manha.

Brunch - Café da manha reforçado, que inclui pratos quentes e começa a ser servido em geral a partir das 11h00.

Budget - Tipo de hotel econômico encontrado no exterior.

Bumping - Prática de não permitir o embarque do passageiro no vôo confirmado, devido a Overbooking ou em favor de outros passageiros com maior prioridade.

Business Class - Chamada também de classe executiva e fica entre a econômica e a primeira classe.

Business travel - Viagem de negócio

By Night - É o passeio noturno, que geralmente inclui ingresso a casas de shows ou visita a pontos turísticos.

C

Cabana/challet - Apartamento em separado do corpo principal do hotel

Cabine - Acomodação em navio, que pode ser interna (sem escotilhas ou janelas) ou externa (com escotilhas ou terraços).

Café continental - Café básico, com pães ou torradas e leite.

Carry on - Bagagem de mão permitida a bordo de aviões, com peso máximo de cinco quilos por passageiro. A soma do comprimento, altura e largura têm limite de 115 centímetros.

Cash - Pagamento a vista em dinheiro.

CDW (Collision Damage Waiver) - Termos utilizado em locação de veículo é o seguro do carro contra roubo, furto, colisão ou incêndio, sem pagamento franquia

Charter - Vôo fretado, com saída única e pré-determinada, mais barato que o regular, mas também com várias limitações. O pax não pode, por exemplo, remarcar datas da viagem ou ter o bilhete endossado por outra Cia..

CHD - Abreviação de child (criança). Normalmente usado para identificar passageiros entre 2 e 11 anos.

Check in express - Atendimento de check in para pessoas que viajam sem bagagem e não tem mala para despachar.

Check room - Verificação do apartamento (frigobar) realizada pelo hotel no ato do check out.

Check-in - Procedimento de embarque em um vôo ou na entrada de um hotel.

Check-Out - Procedimento de saída em hotel.

City ticket office -  Loja de vendas e emissão de passagens localizada fora do aeroporto.

City tour - Passeio turístico pelos principais pontos de uma cidade.

Code-sharing - É o vôo compartilhado, entre duas ou mais companhias aéreas. Pelo acordo, passageiros que adquiriram passagem aérea de uma determinada empresa, podem embarcar no vôo de outra. Uma Companhia cede assentos para a outra conveniada acomodar seus passageiros.

Coffe Break - Lanche rápido oferecido no intervalo dos eventos.

Collect Call - Ligação telefônica a cobrar no lugar de residência do passageiro.

Collision damage waiver - Seguro diário que cobre quaisquer danos sofridos por um veículo alugado.

Commuter - Identifica as empresas aéreas que normalmente voam trechos curtos dentro de uma mesma região.

Conciergerie - No hotel, a conciergerie, normalmente está localizada ao lado da recepção e presta serviços de informações sobre assuntos diversos (passeios, gastronomia, transporte, etc.), que não se refiram à hospedagem.

Conexão - Termo associado principalmente aos vôos; designa a necessidade de troca de aeronave em um determinado aeroporto para o prosseguimento da viagem até o destino final.

Continental breakfast - É o café da manhã mais simples, incluindo apenas café com leite, pão, manteiga, geléia e um suco de laranja. Eventualmente uma fruta em países onde é costume.

Convention bureau - Autarquias responsáveis pelo fornecimento de informações turísticas aos visitantes; também atuam na captação de eventos que são organizados nas cidades

CRS - Do inglês "Computerized Reservations System" (sistema computadorizado de reserva). Utilizado principalmente pelas agências de viagens e sites de turismo, permite consultar e fazer reservas em companhias aéreas do mundo todo, além de hotéis pertencentes a grandes redes e locadoras de veículos. Foram criados para automatizar o processo de emissão manual de bilhetes aéreos. Os maiores CRS do mundo são, em ordem alfabética, Amadeus, Galileo, Sabre a Worldspan.

CSL - Abreviatura usada para acomodação de casal na hotelaria.

D

Data porta - Instalação oferecida nos apartamentos dos hotéis com entrada para laptop.

Day rate - Percentual de diária cobrado dos hóspedes que ficam no hotel após ter-se encerrado a diária. Comumente o valor é correspondente a 50% da diária.

Day use - Utilização durante o dia. Termo utilizado principalmente para hotelaria, referindo-se a utilização de um quarto/apartamento apenas durante o dia e não para passar a noite. É comum em escalas entre vôos cujo intervalo é de muitas horas

Dead Line/Prazo Final - Prazo para reconfirmação e/ou pagamento de serviços contratados.

Deat - Delegacia especializada em atendimento ao turista, também conhecida como Deatur.

Deck - Termos utilizado basicamente para navios, referindo-se aos andares. É comum também a utilização do termo "ponte"

Departure - Origem, embarque

Deposit reservation - Depósito correspondente a uma diária que garante a reserva. Caso o hóspede não compareça perde o direito a restituição.

Detax - Reembolso dos impostos locais em compras no exterior. Deve ser pedido na hora do embarque de volta para o Brasil, no balcão do aeroporto, apresentando-se notas fiscais.

Diária - Utilizado principalmente para designar um período pelo qual está sendo feita a reserva ou pagamento. Há variações: em muitos hotéis, por exemplo, as diárias começam e terminam ao meio dia; em outros às 14 horas.

Dólar-turismo - Cotação usada para cálculo de preços da parte terrestre de um pacote turístico, e para compra de moeda pelo turista.

Double (DBL) - Apartamento para duas pessoas.

Double decker - Ônibus com 2 andares, utilizado em algumas cidades como transporte público em outras para excursões locais.

Downgrade - É quando um passageiro passa, por exemplo, de uma classe superior num avião para uma classe inferior. É um rebaixamento de classe, que acarreta devolução da diferença paga. Normalmente, acontece devido ao overbooking.

Drop-off charge - Taxa cobrada por uma locadora de automóveis quando um veículo alugado é deixado em outro local que não o de sua locação.

Duty free - Isento de taxa de importação. Aplicado a mercadorias adquiridas nas lojas dos aeroportos e dos navios.

Duty-free shop - Lojas onde não é cobrado o imposto governamental e, portanto, os produtos importados são mais baratos.

E

Early check in - É à entrada do hóspede num meio de hospedagem antes do horário pré-estabelecido. Tal fenômeno tem lugar em virtude do horário de chegada dos vôos, sobretudo os internacionais.

Endorsement (ND) - Característica de bilhete aéreo que permite ao passageiro voar o mesmo trecho em outra Cia aérea.

English breakfast - Café completo, com sucos, cereais, ovos, frutas, etc.

Escala - Parada intermediária entre origem e destino sem troca de equipamento.

ETA (Estimated Time Arrival) - Horário previsto nos manuais aéreos de chegada de um determinado vôo.

ETD (Estimated Time Departure) - Horário previsto nos manuais aéreos de saída de um determinado vôo.

E-ticket - Abreviatura de "eletronic ticket". Dispositivo que começa a ser utilizado pelas empresas aéreas em substituição à passagem aérea emitida em papel. O viajante informa um código recebido previamente, apresenta uma identificação e recebe o cartão de embarque

Eurailpass - Bilhete com tarifa especial de trem que dá direito a viagens ilimitadas por vários países da Europa por um determinado número de dias ou semana.

Exchange (câmbio) - Operação de conversão de valores expressos em moeda de um país pelo equivalente em moeda do outro.

F

Fair - Tarifa de passagem.

Fam-Tour - Viagem de familiarização.

Pensão Completa - Diária de hotel que inclui três refeições (café da manhã, almoço e jantar - normalmente sem bebidas).

Fit - Passageiros que viajam individualmente. Normalmente os hotéis têm tarifas FIT que são mais caras do que as tarifas de grupo.

Fitness Center/Health Club - Na hotelaria, é um complexo que pode agrupar vários serviços: sala de ginástica, sauna, massagem, piscina, salão de beleza.

Fly-drive package - Pacote que inclui bilhete aéreo, aluguel de carro e hospedagem.

Folder - Folheto turístico.

Forfait - É o serviço que chamamos em nosso site de "viagem sob medida", um roteiro de viagem feito para atender a necessidade específica do passageiro. O sinônimo é "taylor made" ou feito sob medida.

Fretamento/Charter - Vôo realizado em uma aeronave fretada, com tarifas mais econômicas que as praticadas no mercado e com regras pré-estabelecidas quanto à duração, data de saída/regresso e destino, entre outras.

Full board (fap) - Pensão completa nos meios de hospedagem ou durante excursões: estão incluídos o café da manhã, o almoço e o jantar.

Full fare - Tarifa cheia, ou seja, tarifa sobre a qual não incide nenhum desconto. Num hotel seria a tarifa balcão. Numa companhia aérea, a tarifa Y, ou seja, econômica plena.

G

Galley - Seção da aeronave onde são preparadas as refeições que vão ser servidas aos passageiros.

Gate - Portão de embarque

GDS - Sistema global de distribuição (Global Distribution System). Sistema computadorizado de reservas, de propriedade de companhias aéreas de diversos países e que possui também cadastros de reservas de fornecedores.

Go Show - Embarque através da lista de espera.

Greenwich mean time - Horário de Greenwich. Horário solar em Greenwich - Inglaterra, utilizado como horário padrão em todo o mundo. Recebe também a denominação de Greenwich Time.

Ground services - Serviços referentes à parte terrestre de uma viagem tais como: excursões, traslados e visitas.

Guia Turístico - manual de informações turísticas.

Gym - Ginásio, ou workout room, que é a sala de malhação.

H

Half board(map) - Meia pensão, ou seja, café da manhã, mais almoço ou jantar.

Hall/Lobby - Saguão. Área de entrada e de estar do hotel.

Hand luggage - Bagagem de mão que o passageiro pode transportar dentro da aeronave e que tem suas dimensões regulamentadas pelas companhias aéreas.

Happy Hour - Horário compreendido entre 17h até 20h. Destinado a um "drink” e conversas informais.

Health Club - Similar a fitness center indica uma área, normalmente em hotéis, que oferece serviços como massagem, sauna, relaxamento, ginástica e condicionamento físico.

Home exchange - Pessoas que permutam suas residências em diferentes cidades ou países, como estratégia para reduzir os custos de suas viagens de férias.

I

IATA - Sigla da International Air Transport Association, entidade que reúne empresas aéreas no mundo todo.

Incentive travel - Segmento do turismo que oferece viagens a funcionários de uma empresa que tiverem atingido metas econômicas previamente estabelecidas.

INF - Abreviação de "infantil", normalmente associada à criança de 0 a 1 ano.

Information Desk - Posto de informações turísticas.

Interline connection - Conexão entre vôos de companhias aéreas diferentes.

Invoice - Documento contábil que detalha os serviços a serem prestados ou já efetuados, solicitando pagamento.

ISIS - Assistência médica e hospitalar válida no mundo inteiro com exceção do país onde foi emitida.

J

Jet Lag - Estresse físico e psicológico que um passageiro sente devido a mudanças de fusos horários e a viagem mais longa. Desajuste do relógio biológico.

Jet Stream - Ventos que podem aumentar ou retardar a velocidade de um vôo dependendo de sua direção.

K

King size bed - Cama de casal do tamanho de três camas de solteiro. O padrão americano é 2m por 2m.

Kosher - Refeição ou alimentos preparados sob a supervisão de um rabino de acordo com as normas do judaísmo.

L

Landing - Aterrissagem.

Landing-card - Cartão de permanência em países estrangeiros.

Last Call - última chamada para embarque.

Late check out - Saída do hóspede depois do horário previsto.

Late Check-in - Significa entrar após o horário definido como prazo para garantir a reserva.

Ldw (loss damage waiver) - Ou Seguro Total sem Franquia, para o caso de locação de veículo.

Life boat - Bote/barco salva-vidas

Lift - Teleférico, meio de elevação. As chairlifts são cadeirinhas individuais que levam esquiadores ao topo das montanhas.

Lista de Espera (Waiting list) - Relação de passageiros excedentes aguardando lugar.

Loc - Código que permite localizar a situação do pax na Cia aérea (alfanumérico).

Lodging House/ Youth Hostel - Albergue.

Lounge - No exterior, é o que chamamos de sala vip nos aeroportos brasileiros. Nos hotéis pode ser sala de estar e bar.

M

Maleteiro/Mensageiro - Encarregado das malas no hotel.

MAP - Meia-pensão (café da manhã mais uma refeição).

MCO - Miscellaneous Charge Order - Documento expedido por uma companhia aérea para o passageiro cobrir despesas de excesso de bagagem ou ainda compra de bilhetes.

MCT - Minimum Connecting Time - Tempo mínimo de conexão para trocar de aeronave em um aeroporto.

Milhagem - Sistema utilizado pelas companhias aéreas para premiar os passageiros mais frequentes.

N

NCO - Crédito que a Cia. Aérea dá ao pax em função do cancelamento de uma viagem.

No show - É o passageiro que não se apresenta para embarcar no vôo em que tem reserva ou ainda não comparece no hotel na data aprazada de sua reserva.

Non stop - Vôo sem nenhuma parada, nem mesmo escala técnica.

Not endorsable - Expressão restritiva que se coloca em bilhetes aéreos para demonstrar que o passageiro não pode recorrer aos serviços de outra companhia aérea com aquele tipo de bilhete: não endossável.

O

On Request (RQ) - Indica trecho de vôo reservado, mas não confirmado.

On time - No horário

One-Way-Ticket - Bilhete para um único trecho (ida e volta).

OP - Autorização para emissão de passagem em outro local, normalmente nos aeroportos. É utilizado principalmente em viagens de última hora

Open jaw - Viagem de ida e volta com ponto de partida e de retorno diferentes.

Open Ticket  - Bilhete aéreo onde não estão especificados números de vôos ou datas de ida e volta, fazendo com que o portador do bilhete deva fazer as reservas caso queira viajar.

Operadora - Empresa responsável pela montagem dos pacotes turísticos

Outlet - Ponta de fábrica. Lojas que vendem a "preço de fábrica". Também são chamadas de Factory outlet ou outlet mall.

Overbooking - Comercialização de bilhetes aéreos ou apartamentos em número acima dos disponíveis para ocupação.

Override commission - Porcentagem adicional de comissão paga quando é alcançado certo volume de vendas.

P

Pacote - Preço final de uma viagem que inclui hotel, avião, passeios e traslados.

PAI (Personal Accident Insurance) - Ou Seguro Pessoal cobre as despesas médicas dos ocupantes do carro alugado em caso de acidente

Pax - Abreviação de passageiro.

Pensão completa - Sistema de hospedagem que inclui todas as refeições

Person to person - A ligação telefônica só é efetuada se atender a pessoa solicitada.

Piece concept - Sistema de bagagem para a Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, por exemplo, onde o passageiro tem direito a duas malas com trinta e dois quilos cada.

Pitch - O espaço entre as poltronas de um avião.

PNR - Do inglês "Passanger Number Reservation"; trata-se do resumo de uma reserva de passagem aérea

Ponto a ponto - Tarifa promocional para o exterior, em que o passageiro tem restrições. As datas são previamente marcadas (cobra-se multa ao alterá-las) e há tempo estipulado para ficar no destino.

Pool - Exploração conjunta de um determinado serviço.

Private fair - Tarifa privativa, normalmente disponível apenas para grandes empresas

Protect bag - Proteção de Bagagem

PTA - De Prepaid Ticket Advice. Aviso de passagem pré-pago. O pagamento é feito a distância e o passageiro retira o bilhete no aeroporto, apresentando um documento.

Q

Quádruplo (QDP) - Apartamentos para quatro pessoas.

Quality assurance - Em operações terrestres o processo de verificação de itinerário ou outras reserva para garantir o padrão de qualidade dos serviços.

Queen size bed - Cama de casal pequena (de viúvo). O padrão americano é 2m por 1,20m.

R

Rack rate - Tarifa balcão. Aplicada para hóspedes que não tem reserva e se apresentam no hotel.

Receptivo - É a agencia credenciada pela empresa operadora da viagem para receber os passageiros nos destinos e realizar os passeios e serviços incluídos na programação.

Rent - Termo que designa aluguel.

Room service - Serviço de quarto solicitado a copa do hotel.

Rooming List - Relação de nomes de passageiros, divididos de acordo com os hotéis e acomodações a serem utilizados.

Roteiro cartográfico - Trajeto a ser seguido durante uma excursão rodoviária ou um city-tour.

S

Seguro-viagem - Seguro vendido no Brasil para cobertura de eventuais emergências (médicas, jurídicas) No exterior.

Single (SGL) - Apartamento para uma pessoa.

Ski-In/Out - Diz-se de hotel de montanha onde o hóspede pode sair/chegar esquiando. Trilha de esqui que liga o hotel diretamente às pistas regulares.

Stand by - Situação do passageiro que aguarda resposta sobre algum serviço solicitado (confirmação de passagem aérea, viagem, hotel, trem, etc.).

Standard (STD) - Categoria de apartamento padrão na hotelaria.

Status - Situação de reserva.

Sticker - Trata-se de um adesivo especial emitido pela Cia aérea, destinado a marcar ou alterar uma reserva em bilhete já emitido. Só tem validade quando protocolado pela própria Cia.

Suite - Categoria de apartamento na hotelaria, que inclui: sala, banheiro e quarto.

Surface - Trecho rodoviário percorrido pelo passageiro.

T

Take Off - Decolagem.

Tarifa-balcão - Preço original sem a utilização de desconto em hotéis.

Tax - Taxa (imposto devido sobre qualquer serviço turístico).

Ticket (TKT) - Bilhete de passagem.

Toll free - Chamada telefônica gratuita.

Tour condoctor - Guia turístico

Tour guide - Guia turístico

Trade - Conjunto de órgãos e associados ligados a atividade turística.

Transfer - É o transporte entre o local de chegada do passageiro e o hotel ou ainda entre o hotel e o local onde estiver acontecendo um evento ou vice-versa. Fala-se em TRANSFER IN quando da chegada e TRANSFER OUT no momento da saída. Em português, TRASLADO ou TRANSLADO.

Traveller's check - Cheque de viagem que pode ser comprado em qualquer casa de câmbio do país, mediante apresentação de passaporte e passagem aérea. É aceito na maioria das lojas, hotéis e restaurantes do mundo.

Trip - Viagem

Triplo (TPL) - Categoria de apartamento na hotelaria que acomoda três pessoas.

U

Uma perna - Apenas um trecho de uma viagem e não uma ida e volta. Exemplo: São Paulo - Rio de Janeiro

Upgrade - Transferência de uma classe para outra superior sem pagamento de taxa adicional. Melhoria na acomodação, uma cortesia, como passar da classe econômica para a executiva. Serviço oferecido como "cortesia", por hotéis, navios, Cia. Aéreas, onde o passageiro usufrui um serviço superior ao que foi adquirido.

V

Valet - Mordomo que atende andares executivos (hotelaria). Funcionário que atende os quartos.

Valet Parking - Estacionamento com manobrista.

VIP - Passageiro com atendimento diferenciado ou sala de espera especial em aeroportos;

Visto (Visa) - Autorização fornecida pela embaixada ou consulado para a entrada e permanência no país.

Void - Termo usado para invalidar espaços não utilizados em bilhete aéreo.

Vôo Regular - Vôos operados regularmente pelas Cia aéreas.

Voucher - Ordem de serviço turístico emitido pela agencia operadora ou sua representante legal. Comprovante de reserva e pagamento antecipado de passagem, estadia ou aluguel de veículo. É o documento entregue ao passageiro com todas as especificações dos serviços turísticos adquiridos. Ele pressupõe a confirmação dos serviços descriminados. É necessário fazer a apresentação dele para que a prestação do serviço seja feita.

Um abraço e até o próximo post.

GLOSSÁRIO TURÍSTICO GLOSSÁRIO TURÍSTICO Reviewed by Luiz Macedo on janeiro 18, 2010 Rating: 5

8 comentários:

  1. Muitoo bom este guia ! Parabéns !!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bom dia.Gostei imenso do vosso trabalho.Isto ajudou-me imenso.
    Boa continuação .

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por ajudar, ajudou me bastante para uma Aula de OTET

    ResponderExcluir
  4. O guia está bom mas ainda faltam termos como welcome drink, walk-in,twin-room, entre outros

    ResponderExcluir
  5. Parabéns adorei para postar aos meus seguidores, em comemoração ao Dia do Agente de Viagens.
    @minutoviajante (Instagram e Face)

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.