HISTÓRIA DO TURISMO – IDADE MODERNA (PARTE IV)

Idade Moderna

Período específico da História do Ocidente, que destaca-se dos demais por ter sido um período de transição por excelência. Tradicionalmente aceita-se o início estabelecido pelos historiadores franceses, em 29 de maio de 1453 quando ocorreu a tomada de Constantinopla pelos turcos otomanos, e o término com a Revolução Francesa, em 14 de julho de 1789.

A Liberdade Guiando o Povo, por Eugène Delacroix. Obra símbolo da Revolução Francesa

Durante a Idade Moderna as peregrinações continuaram, em Roma aproximadamente 1.500 peregrinos morrem por causa da peste negra. E neste contexto surgem os primeiros alojamentos com o nome de hotel (palavra francesa que designava os palácios urbanos). Com as viagens das grandes personalidades acompanhadas de seu séqüito, comitivas cada vez mais numerosas, sendo impossível alojar a todos em palácios, torna-se necessário à criação de novas edificações hoteleiras.

Esta é também a época das grandes expedições marítimas de espanhóis, britânicos e portugueses que despertaram a curiosidade e o interesse por grandes viagens. Ao final do século XVI surge o costume de mandar os jovens aristocratas ingleses para fazerem um gran-tour ao final de seus estudos, com a finalidade de complementar sua formação e adquirir certas experiências. Sendo uma viagem de longa duração (entre 3 e 5 anos) que se fazia por distintos países europeus. Desta atividade nasce palavras como turismo e turista.

Percurso realizado no gran-tour inglês

Ressurge também o interesse em visitar as antigas termas, que haviam decaído durante a Idade Média. Não tendo somente como motivação a indicação medicinal, sendo também por diversão e o entretenimento em estâncias termais como, por exemplo, em Bath (Inglaterra). Também nesta mesma época data o descobrimento do valor medicinal da argila com os banhos de barro como remédio terapêutico.

Terma de Bath

Essas foram as características mais marcantes do turismo durante o período Moderno. A seguir veremos a Idade Contemporânea, período decisivo para a consolidação do turismo como atividade provedora de desenvolvimento e riquezas.

Um abraço e até o próximo post.

HISTÓRIA DO TURISMO – IDADE MODERNA (PARTE IV) HISTÓRIA DO TURISMO – IDADE MODERNA (PARTE IV) Reviewed by Luiz Macedo on janeiro 18, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.