PLANO DE MANEJO EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO

Para que as Unidades de Conservação consigam desempenhar seu importante papel de proteger o patrimônio natural brasileiro, e favorecer a realização de projetos científicos, ecológicos, econômicos, culturais e recreativos, é fundamental que essas UC’s utilizem dois importantes instrumentos básicos de planejamento: o Plano de Manejo e o Plano de Uso Público.

Modelo de Plano de Manejo

O Plano de Manejo em Unidades de Conservação, tem como objetivo a preservação da biodiversidade biológica e ecossistemas naturais, preservação e proteção de espécies raras, endêmicas, vulneráveis ou em extinção, preservação de recursos de flora e ou fauna, entre outros.

São múltiplos os objetos de conservação da natureza, que variam de acordo com cada unidade de conservação, podendo os objetivos ter maior ou menor significado, dependendo dos objetos de cada UC.

O plano de manejo deve ressaltar claramente de forma organizada e por escrito, quais são as ações que devem ser desenvolvidas em uma área natural, e também deixar bem claro por quem e quando essas ações devem ser executadas.

Unidades de Conservação com Plano de Manejo no Brasil

O plano de manejo é uma técnica ou instrumento que tem como objetivo organizar processos futuros afim de alcançar as metas propostas que tem como produto final o “Plano de Manejo” da unidade de conservação.

Independente da existência de um plano de manejo em uma unidade de conservação essa pode sofrer dois tipos de manejo, de acordo com o site www.ambientebrasil.com.br, são: moderado e intensivo.

  • Manejo moderado é o tipo de manejo realizado quando a unidade não conta ainda com plano de manejo. Sem objetivos claros e bem definidos, as ações restringem a processos empíricos, experiências positivas de outras unidades e a proteção dos recursos naturais e das instalações existentes.
  • Manejo intensivo é adotado quando a unidade de conservação já conta com um plano de manejo especificamente elaborado. Neste caso são desenvolvidas as atividades nele previstas, visando atingir objetivos programados. O termo intensivo não se refere, portanto, ao grau de intensidade de uso, mas sim à maneira ordenada de desenvolvimento da administração e manejo da unidade.

Unidade de Conservação no Brasil

O plano de manejo evolui à medida que suas fases vão sendo desenvolvidas. Se dentro da unidade de conservação algum de seus objetivos for as atividades de uso pela população, tem-se a necessidade de desenvolver e aplicar um Plano de Uso Público.

Segundo Sherre Prince Nelson e Ester Maria Pereira em Ecoturismo – Práticas para Turismo Sustentável, o Plano de Uso Publico é um dos documentos básicos considerados na administração de unidades de conservação. Ele deve designar locais dentro das UC’s para a visitação pública e também definir a forma de manejo mais adequada para estas áreas, de forma a conciliar o uso recreativo com seus outros objetivos primários, como por exemplo, a conservação dos recursos naturais e a pesquisa científica.

Conservação como força motriz do desenvolvimento

A lei do SNUC determina que o plano de manejo deve abranger toda a área da unidade de conservação, sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo estrutura física e medidas para promover sua integração à vida econômica e social das comunidades do seu entorno. Antes da aprovação do respectivo plano de manejo estão proibidas quaisquer atividades na UC, exceto aquelas destinadas a sua proteção e fiscalização.

um abraço e até o próximo post!

PLANO DE MANEJO EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO PLANO DE MANEJO EM UNIDADE DE CONSERVAÇÃO Reviewed by Luiz Macedo on março 15, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.