DICAS PARA A PRATICA DO TURISMO ECOLÓGICO

O que não pode faltar na sua mochila

Roupas

Preferencialmente de tecido sintético, que secam rapidamente e permitem evaporação do suor. Em lugares frios, opte por várias camadas de roupas para tirá-las conforme a temperatura subir. Não esqueça o biquíni, sunga ou calção de banho. Você não vai resistir diante do que vai ver!

Aproveite intensamente sua viagem com essas dicas

Calçados para caminhada

Botas para Trekking, mais seguras do que os tênis comuns. Devem ser já usados e amaciados anteriormente. Leve também meias para trocar, principalmente para os pés mais sensíveis. O ideal para esses casos é usar dois pares de meias. Prefira as meias sintéticas e bem justas nos pés. Para caminhadas mais longas, limpe bem os pés e passe uma camada de vaselina antes de colocar as meias para evitar atrito e a incidência de possíveis bolhas. Você deve Ter meias à mão para trocá-las.

Essa bota Trekking Eu recomendo

Jamais vá de chinelos, sandálias ou similares. Dê preferência aos tênis (se possível, do tipo Cano longo) ou botas esportivas - amarrando adequadamente para dar mais firmeza.

Seja um turista consciente, contribua com o meio ambiente

  1. Recolha todo o seu lixo. Se possível, traga de volta também o de pessoas menos cuidadosas. Nunca abandone garrafas, latas e plásticos;
  2. Evite usar sabão nas fontes, riachos, lagos e cachoeiras;
  3. Tenha cuidado com a vegetação;
  4. Não retire plantas e animais silvestres do local;
  5. Evite qualquer ato que possa provocar incêndio, como jogar pontas de cigarro acesas pelas trilhas;
  6. Respeite e proteja a natureza.

Fica o alerta

Conheça o tempo que a natureza leva para decompor determinados Resíduos

Jornais: 2 a 6 semanas;

Embalagens de Papel: 1 a 4 meses;

Casca de Frutas: 3 meses;

Guardanapos: 3 meses;

Pontas de Cigarro: 2 anos

Fósforo: 2 anos

Goma de Mascar (Chicletes): 5 anos

Nylon: 30 a 40 anos

Sacos e Copos Plásticos: 200 a 450 anos

Latas de Alumínio: 100 a 500 anos

Tampas de Garrafa: 100 a 500 anos

Pilhas: 100 a 500 anos

Garrafas e Frascos de Vidro ou Plástico: Tempo Indeterminado

Cuidados nas trilhas

  • Caminhe sempre atento ao chão e cuide para não se separar do resto do grupo;
  • Proteja-se dos raios solares. Use um protetor solar para proteger sua pele;
  • Mesmo não sendo necessário em algumas épocas do ano ou lugares diferentes, é interessante levar também um repelente.

Equipamentos úteis

Lanterna: Tenha sempre uma lanterna à mão;

Colchonete: Se for precisar de colchonete, opte pelos de ar. São mais fáceis de carregar e são confortáveis além de dispensarem isolantes térmicos no caso de dormir em barracas. O saco de dormir também pode acompanha-ló.

Mochila: Deve ser mais estreita que seus ombros, mais baixa que sua cabeça e formato achatado. Os bolsos externos são úteis mas podem enroscar ou agarrar em tudo (galhos de árvores, estalactites etc..) Prefira uma com bolsos removíveis ou em menor número.

Modelo de mochila trekking

Escolha barrigueira e alças semi-rígidas ao invés das acolchoadas. O ajuste das alças deve ser verificado para aumentar o seu conforto e evitar dores nos ombros ou na coluna.

Maquina fotográfica ou câmera filmadora: Não deixe de levar sua máquina fotográfica com a bateria carregada e com algumas de reserva para registrar suas aventuras e enviar para os amigos. Alguns lugares que você visitará são deslumbrantes e de difícil acesso. Não deixe para depois!

Kit de primeiros socorros: Embora faça parte do equipamento de nossos guias, é interessante ter o seu no caso de separar-se do grupo. O kit deve ter, no mínimo, algodão, gaze, esparadrapo, tesoura, anti-séptico, anti-histamínico, analgésico e antitérmico.

Kit de primeiros socorros

Outros itens devem ser escolhidos de acordo com suas necessidades pessoais, por exemplo algum medicamento que esteja tomando ou alguma demanda de acordo com o tipo de viagem. Oriente-se com um agente de turismo.

Não esquecer: Chapéus ou bonés muito úteis para proteger o seu rosto e pescoço dos raios solares; canivete, isqueiro, pilhas de reserva para a sua lanterna, creme hidratante, complementos energéticos, barra de cereais, chocolates, bebidas isotônicas preferencialmente com garrafas inquebráveis, cantil ou garrafa para água, toalha, e sacos plásticos para envolver sua bagagem no caso de molhar sua mochila, binóculo, se julgar necessário e não se esqueça do saquinho plástico para retornar com o seu lixo

Instrumentos de localização: O turismo é uma ótima fonte na obtenção de conhecimento, particularmente o Ecoturismo. Portanto, não saia sem instrumentos de localização, nem desprovido de um roteiro básico com os lugares por onde iremos passar. Guias turísticos, manuais, bússolas e mapas também são muito úteis para interpretar o trajeto, sem contar a valorização da sua viagem que, sem dúvida, será muito mais interessante.

Perdidos na floresta, nunca mais

Barracas

Existem os três tipos básicos de barracas

  1. Canadense: De formato triangular, geralmente tem armação de metal. Bastante durável, também é mais pesada para ser levada nas costas em longas caminhadas.
  2. Bangalô: Tem divisões de quartos e cozinha e assemelha-se a uma casa. Ideal para famílias, é bem pesada por ser feita de metal e lona. Leve-a somente se houver transporte de carro ou de ônibus, ou seja, é imprópria para ser levada em caminhadas ou trekkings longos com pernoite.
  3. Iglu: Mais moderna, com vários modelos de armação geralmente de fibra sintética. Bastante leve e prática, perde em durabilidade para as outras duas. Ideal para trekkings mais longos. Os modelos importados muitas vezes custam o mesmo que os nacionais e têm, em geral, um acabamento muito melhor.

Barraca Iglu ideal para a pratica do turismo de aventura

Atenção:

  • Para preservar seco o chão de sua barraca, leve uma lona para colocar embaixo dela;
  • Procure evitar as encostas de morros ou terrenos inclinados;
  • No caso de chuvas fortes, é grande a possibilidade de problemas com enxurradas ou com desmoronamentos;
  • Os topos de morros ou de montanhas geralmente têm vento forte e constante, um perigo para barracas;
  • Na proximidade de árvores secas há o risco de queda de galhos secos ou até da própria árvore;
  • Evitar lugares que chovem muito. (Prefira sempre se instalar em terreno plano e mais elevado, de preferência na grama ou na areia, onde a água se infiltra mais. A terra, ao contrário, é bem menos permeável e suja muito mais a barraca, quando não se transforma em lama com a chuva.

Vacinas

Para viagens mais longas, confira quais as vacinas são necessárias para cada destino de viagem:

Febre Amarela

Brasil (AC, AM, AP, GO, DF, MA, TO, MT, MS, PA, RO, RR), África e América Central, Sul e Sudeste Asiático. Alguns países exigem o certificado internacional de vacinação.

Lembre-se algumas vacinas devem ser tomadas no mínimo 15 dias antes da viagem

Poliomielite

África, Ásia, Caribe e Pacífico

Tétano

Deve-se mantê-la em dia; é necessária no mundo inteiro.

Meningite

África, Índia, Nepal e Oriente Médio

Malária

Não há vacina contra ela. Se for viajar para regiões tropicais, evite rios e córregos durante o nascer e o pôr-do-sol, horários de maior presença de mosquitos.

Espero que agora suas viagens naturais sejam mais agradáveis e proveitosa.

Um abraço e até o próximo post!

DICAS PARA A PRATICA DO TURISMO ECOLÓGICO DICAS PARA A PRATICA DO TURISMO ECOLÓGICO Reviewed by Luiz Macedo on março 05, 2010 Rating: 5

Um comentário:

  1. Oi! Adoro o blog e sigo as postagens :) Criei uma fanpage na semana passada para conscientização de viajantes em relação ao turismo sustentável, dê uma olhada:

    https://www.facebook.com/pages/Turista-consciente/335361356585380

    Compatilhei este post lá ;)

    Abs,

    Denise

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.