TURISMO DE AVENTURA EM IPORÁ (GO)

Introdução

A atividade turística é uma realidade crescente no Brasil nos últimos anos como tem demonstrado a Pesquisa Anual de Conjuntura Econômica e Turismo. O turismo tem sido visto como  nova oportunidade para a geração de emprego e renda e faz com que administradores públicos e empresários busquem nesta atividade um caminho eficaz para o desenvolvimento econômico.

 

Entre as práticas de turismo que cada vez mais são  procuradas no Brasil, mais precisamente no Centro Oeste, estão o turismo ecológico, o turismo de aventura e o turismo esportivo, todos eles associados ao contato com a natureza. Por isso, no município de Iporá-GO, localizado na Micro-Região “Oeste Goiano”, 600 metros acima do nível do mar e distante 216 km de Goiânia,  existe uma reserva ambiental  municipal onde se pratica o turismo esportivo, principalmente, o salto de  parapente, trilhas ecológicas e motocross. Entretanto, pela ausência de uma política pública municipal, esta área está à mercê de uma ação predatória por aqueles que a utilizam com interesse de diversão e lazer.

Mapa de Iporá (Goiás)

O Morro do Macaco, como é chamado na região, constitui numa elevação de cerca 800 m, e com um desnível de 300 m em relação ao seu entorno, é um morro testemunho e foi designado como Unidade de Conservação de Uso Sustentável e Área de Proteção Ambiental pela lei municipal número 1147/2004, tornando-se área de interesse para visitantes e para o turismo pelo potencial cênico e valor ecológico. 

Morro do Macaco

Reflexões sobre o turismo na região

Segundo Boo (2000) articular dentro dos territórios turísticos uma administração que garanta a sustentabilidade e a conservação para a prática turística, não depende só da vontade da localidade turística, mas a potencialidade que o  local tem pelo tipo de turismo.

Desenvolver o turismo sem esgotar os recursos naturais e culturais e sem deteriorar o meio ambiente é o desafio no Morro do Macaco. Alguns aspectos são relevantes para essa articulação: a falta de políticas ambientais, melhoria de infra-estrutura de acesso e uso sustentável da localidade e práticas de educação ambiental no município.

Vista do Morro do Macaco

Pesquisas já realizadas apontam que se algumas adequações fossem realizadas na região, a mesma seria muito mais visitada. E as adequações que levariam essa intensificação seriam a: instalação de infra-estrutura adequada para prática do esporte e outras atividades (banheiro, acesso e atividades culturais no local) e a presença do poder público municipal, através da criação de uma Secretaria de Turismo e Meio Ambiente.

Na visão dos moradores do entorno da unidade de conservação, a presença de turistas permitiriam investimentos comerciais, como lojas, bares ou lanchonetes nas proximidades da área de potencialidade turística, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida da população residente, criando novos postos de trabalho em diversas áreas.1

Turismo de Aventura no Morro do Macaco

Apesar de existir uma visão de que o desenvolvimento do turismo traria benefícios, tanto para a população local quanto para o turista, não existe uma sintonia entre os dois grupos. Portanto, viabilizar o turismo no Morro do Macaco seria permitir uma melhor relação entre as pessoas residentes e os turistas que almejam viver uma experiência de convívio com a natureza, trazendo benefício tanto para a conservação do meio ambiente como geração de novas oportunidades de emprego e renda para futuras gerações, como descreve Ronaldo Motta: “...  a preservação do parque pode  incorporar valores de opção para usos futuros, que representariam o quanto os indivíduos estariam agora dispostos a pagar como uma garantia de que os serviços  ambientais estariam agora disponíveis para eles e seus descendentes” (1995: 159).

A população local sabe da visitação turística e da possibilidade de oferecer serviços aos visitantes, mas não consegue atingir os turistas. Os turistas, por sua vez, necessitam de serviços e uma melhor estrutura para a visitação. Esse artigo apontou este dilema como ponto crucial de inviabilidade atual para o desenvolvimento sustentável na região.

Cidade de Iporá (GO)

Considerações Finais

Iporá tem capacidade para desenvolver uma proposta para prática do turismo, o que falta é um planejamento e uma gestão que oriente o setor de serviços e a comunidade a serem capacitados para que o turista tenha hospitalidade e produtos turísticos de qualidade.

Baseado no estudo de Agnes (2003), podemos delinear duas fases de ação para estratégias de melhoria da administração do turismo e planejamento turístico no Morro do Macaco. Na primeira fase seria necessário avaliar a situação  atual da localidade turística coletando informações e examinar as áreas com  recursos naturais, infra-estrutura, sistema de visitação e quadro de funcionários. O Morro do Macaco apresenta problemas em todos estes itens.

Vista do Morro do Macaco

Na segunda fase será preciso determinar o nível de turismo desejado e criar um plano, ou seja, delimitar o campo de consumidores  que queremos atingir e criar produtos personalizados para o turista. As orientações que a administração de uma área de práticas turísticas devem ser conforme os desejos da população para a vinda do turista e contemplar as vontades dos visitantes. O “mito da  sustentabilidade turística” para os  vizinhos de áreas de turismo e as gerações futuras devem organizar uma solidariedade que garanta formas de sustentarem o tripé economia-sociedade-turismo (INÁCIO, 2003).

Referências

AGNES, Diana.  A Importância do Planejamento para a Prática da Atividade Turística em Áreas de Proteção Ambiental. Revista Turismo. Edição de junho de 2003. Disponível: http://revistaturismo.cidadeinternet.com.br/artigosplanejamento.html Acesso em: 07 de fevereiro de 2010.

BABBIE, Earl. Métodos de pesquisas de Survey. Belo Horizonte, Ed. UFMG, 1999

BOO, E.  O planejamento ecoturístico para áreas protegidas.  In: LINDBERG, K.

HAWKINS, D. Ecoturismo: um guia para o planejamento e gestão. 3 ed. São Paulo: SENAC, 2001.

INÁCIO, Humberto  Luís de Deus.  Ecodesenvolvimento e turismo: Bases para uma outra relação com o Planeta.  Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC, Vol. 1 nº 1 (1), agosto-dezembro/2003, p. 169-188. Disponível: http://www.emtese.ufsc.br/i_Humberto.pdf. Acesso em: 07 de fevereiro de 2010.

LINS et all.  Turismo em Santa Catarina: caracterização e problemática.  IN VIEIRA, Paulo F. (org). A pequena produção e o modelo catarinense de desenvolvimento. Florianópolis: APED Editora.

MOTTA, Ronaldo Serôa.  As técnicas das análises de custo-benefício na avaliação ambiental. In: TAUK, Sâmia Maria (org.). Análise Ambiental: uma visão multidisciplinar.2ª ed. rev. e ampl. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1995.

Um abraço e até o próximo post!

TURISMO DE AVENTURA EM IPORÁ (GO) TURISMO DE AVENTURA EM IPORÁ (GO) Reviewed by Luiz Macedo on fevereiro 08, 2010 Rating: 5

5 comentários:

  1. Sou natural dessa cidade, gosto muito de lá, pessoas que amo muito ainda residem nessa cidade.
    Além de tudo mencionado nesse post, temos duas festas muito famosas, a conhecida "Festa de Maio" e a Pecuária, vale a pena conhecer

    abraços
    regisous@

    ResponderExcluir
  2. otima iniciativa espero ver mais pessoas envolvidas neste projeto,
    Sou filho de iporá atualmente moro em São Bernardo do Campo Sp
    estou pensando seriamente em desenvolver a pratica de "VOO LIVRE EM PARAPENTE" no Morro do macaco
    fazendo voos duplos e incentivando o turismo e a preservaçao do meio ambiente da regiao
    nosso grupo de pilotos que utilizam o morro do macaco para pratica deste esporte ja vem a bastante tempo fazendo melhorias na infrainstrutura do morro do macaco para que um dia possa receber seus visitantes com diguinidade.
    Mas nao depende so das pessoas mais sim de um incentivo pulico para que seja viavel algumas melhorias como principalmente acesso ao local manutençoes de estradas entre varias outras coisas....

    ate mais aspero que o turismo em Iporá se desenvolva...

    ResponderExcluir
  3. Ai q saudade! Sou iporaense, mas há anos ñ moro mais aí! Como dói!

    ResponderExcluir
  4. gostaria de saber o endereço dos paramotor de ypora

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.