PLANEJAMENTO REGIONAL E TURISMO

Situação Atual de Microrregiões Econômicas em Função da Globalização

  • Falta de incentivo ao desenvolvimento de economias locais;
  • Falta de novas oportunidades de trabalho;
  • Desemprego estrutural;
  • Falta de investimento em novas tecnologias e qualificação profissional;
  • Busca por novas oportunidades de emprego em grandes centros urbanos;
  • Migração da população economicamente ativa da base local;
  • Desestruturação social;
  • Perda de alto estima e identidade cultural em pequenas comunidades.

Planejamento regional

Desenvolvimento Regional Através do Turismo: O Caso do Ceará

Busca por alternativas de desenvolvimento regional através da regionalização da atividade turística no Estado; Estabelecendo 03 critérios básicos para a divisão regional:

Jericoacoara Ceará / Brasil

A – Integração Econômica

Identificação da vocação econômica da microrregião e sua integração com a atividade turística (agricultura, indústria, comércio, serviços, etc).

B – Solidariedade Social

As comunidades envolvidas é que definirão qual a vocação turística a ser desenvolvida, envolvendo-se com todo o processo de planejamento de atrativos, equipamentos e serviços.

C – Definição de Centro Urbano

Escolha de um centro urbano forte em equipamentos e serviços, servindo de pólo receptor e distribuidor do fluxo turístico na microrregião.

Resultados Esperados - Retomada do Crescimento Econômico no Estado;

  • Desenvolvimento de cada parte contribuindo para o desenvolvimento do todo;
  • Fixação da população microrregional em seu local de origem;
  • Fortalecimento de economias locais;
  • Recuperação da auto estima social;
  • Incentivo e valorização da cultura regional;
  • Desenvolvimento do turismo no Estado, através de sua interiorização;
  • Distribuição equilibrada do fluxo turístico.

Um abraço e até o próximo post!

PLANEJAMENTO REGIONAL E TURISMO PLANEJAMENTO REGIONAL E TURISMO Reviewed by Luiz Macedo on fevereiro 23, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.