Situação Atual de Microrregiões Econômicas em Função da Globalização
- Falta de incentivo ao desenvolvimento de economias locais;
- Falta de novas oportunidades de trabalho;
- Desemprego estrutural;
- Falta de investimento em novas tecnologias e qualificação profissional;
- Busca por novas oportunidades de emprego em grandes centros urbanos;
- Migração da população economicamente ativa da base local;
- Desestruturação social;
- Perda de alto estima e identidade cultural em pequenas comunidades.
Planejamento regional
Desenvolvimento Regional Através do Turismo: O Caso do Ceará
Busca por alternativas de desenvolvimento regional através da regionalização da atividade turística no Estado; Estabelecendo 03 critérios básicos para a divisão regional:
Jericoacoara Ceará / Brasil
A – Integração Econômica
Identificação da vocação econômica da microrregião e sua integração com a atividade turística (agricultura, indústria, comércio, serviços, etc).
B – Solidariedade Social
As comunidades envolvidas é que definirão qual a vocação turística a ser desenvolvida, envolvendo-se com todo o processo de planejamento de atrativos, equipamentos e serviços.
C – Definição de Centro Urbano
Escolha de um centro urbano forte em equipamentos e serviços, servindo de pólo receptor e distribuidor do fluxo turístico na microrregião.
Resultados Esperados - Retomada do Crescimento Econômico no Estado;
- Desenvolvimento de cada parte contribuindo para o desenvolvimento do todo;
- Fixação da população microrregional em seu local de origem;
- Fortalecimento de economias locais;
- Recuperação da auto estima social;
- Incentivo e valorização da cultura regional;
- Desenvolvimento do turismo no Estado, através de sua interiorização;
- Distribuição equilibrada do fluxo turístico.
Um abraço e até o próximo post!
Nenhum comentário:
Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;