A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO

É notória a importância que os transportes possuem para a expansão do turismo. No Brasil e no mundo, apesar das constantes crises ocorridas nos últimos anos, o setor mantém taxas satisfatórias de crescimento e desenvolvimento.

Transporte um elemento do turismo

A grande dificuldade enfrentada pelo setor ocorreu com o inicio dos ataques terroristas, que abalaram o mercado do turismo, principalmente o de 11 de setembro de 2001 que culminou com a falência de empresas como a Renaisance, no setor marítimo internacional, e a Soletur, que era uma das maiores empresas turística do Brasil. O que ocasionou demissões em massa em todo o setor, devido a uma acentuada redução nas viagens.

Contudo, o turismo voltou a crescer e principalmente o modal aéreo aponta índices confiáveis de produtividade. No Brasil o que ajudou as empresas aéreas a retornarem seu crescimento foi a redução do IPI, prolongamento do prazo para o pagamento de dividas junto a Infraero, além de uma ampliação a linha de credito do BNDES.

Aviação civil

Cada vez mais as indústrias aeronáuticas investem em aviões maiores e sofisticados além disso, os aeroportos estão passando por reforma logística e tecnológica para melhor atender a demanda do transporte aéreo.

Outro elemento importante é sua popularização, pois hoje esse meio de transporte deixou de ser privilégio das elites e se tornaram mais acessíveis devido a fatores como a informatização e o gerenciamento de receitas, que hoje são imprescindíveis para que a empresa se mantenha no mercado. Não se esquecendo de mencionar as facilidades no pagamento, muitas vezes utilizando o cartão de crédito. O uso do reembolso para pessoa que não comparecem e ainda aliança de empresas de transporte com outras operadoras de turismo como operadoras, locadoras, de veículos, hotéis, entre outros.

Cruzeiro marítimo virou febre no Brasil nos últimos anos

Outro fato interessante foi a volta do transporte marítimo no Brasil, que ainda é mais voltado pra elite, porem cada dia mais acessível a todos contando em muitos casos com as mesmas facilidades encontradas em companhias aéreas.

Enfim, a indústria do turismo está totalmente relacionada aos meios transportes, que passam por uma evolução constante para atender a demanda do setor e movimentar esse mercado que se desenvolve a cada dia.

Um abraço e até o próximo post!

A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO A IMPORTÂNCIA DOS TRANSPORTES PARA O DESENVOLVIMENTO DO TURISMO Reviewed by Luiz Macedo on fevereiro 09, 2010 Rating: 5

2 comentários:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.