GLOBALIZAÇÃO, TURISMO E SEUS EFEITOS NO MEIO AMBIENTE – 1º PARTE

*Clézio Santos

Panorama

No Turismo efeitos do processo de globalização são cada vez mais sentidos em diferentes setores, principalmente no meio ambiente. A abertura das fronteiras políticas e ideológicas e os avanços das tecnologias de comunicação, além de outros fatores, vem contribuindo para a transformação do meio ambiente e fortalecendo o processo de globalização

Globalização e seus efeitos no meio ambiente

Introdução

Procuramos nesse texto resgatar alguns temas e conceitos que permeiam o pensamento atual entre a relação turismo, globalização e meio ambiente, trabalhando: o espaço e suas formas de organização; o conceito de meio ambiente, chave para o turismo; e o processo de globalização e os impactos da inserção de suas novas técnicas no espaço turístico.

Destacamos as idéias de Milton Santos como embasadora dessa discussão. A escolha por esse autor se faz premente pela pouca utilização das idéias desse geógrafo no entendimento do espaço turístico e sua relação com o meio ambiente. A maioria dos autores na área de turismo e meio ambiente preferem optar por definições e teorias presas a estruturas de pensamentos mais lineares e sistemáticos. O uso das idéias desse autor enriquece a discussão proposta – turismo em tempos de globalização: repensando o ambiente.

É necessário repensar o ambiente

O texto é dividido em três partes, na primeira apresentamos uma discussão sobre a relação turismo, globalização e meio ambiente. Nessa parte do texto enfatizamos como o meio ambiente é visto no contexto da globalização, fenômeno em processo na sociedade atual e o papel do turismo como agente transformador.

Na segunda parte, apresentamos um dos grandes impactos causados pela globalização no ambiente, desencadeando inúmeros conflitos a medida que a sociedade industrial e pós-industrial reafirma a necessidade do equilíbrio e de criar novas fontes econômicas e na última, tecemos e reafirmamos um caminho interessante para o turismo, o planejamento turístico preocupado com a noção escalar.

Turismo, Globalização e Meio Ambiente

Devemos fazer em princípio algumas considerações a cerca do conceito de meio ambiente e de seu significado com o advento da globalização, isso significa pensar de que forma o meio ambiente tem se transformado neste estágio da história humana. Reforçamos a relevância do meio ambiente para entender a atividade turística, afinal grande parte dessa atividade tem como base a organização, o planejamento e o consumo do meio ambiente.

Transformação do Meio Ambiente

Mas, anteriormente a isso, precisamos compreender o que é o meio ambiente na atualidade. Para Milton Santos, que não trabalha diretamente com o conceito de meio ambiente e sim de natureza, o autor define: “Referimo-nos ao que podemos chamar de Sistemas da Natureza sucessivos, onde esta é continente e conteúdo do Homem, incluindo os objetos, as ações, as crenças, os desejos, a realidade esmagadora e as perspectivas”. Dessa forma, podemos perceber a amplitude desse conceito e de sua difícil simplificação para a utilização no turismo.

Ainda segundo Milton Santos, nesse período histórico,  podemos falar de uma Natureza Social, racionalizada pelo homem, instrumentalizada pela razão e portanto, sobrenatural (não-natural). Essa idéia de Milton, nos remete a uma leitura do meio ambiente, muito mais direcionada ao ambiente do que o meio em si, os aspectos humanos ganham destaque em relação aos aspectos físicos. O meio ambiente não se explica apenas pela organização das forças físicas da natureza e sim a interação com o homem.

Interação do homem natureza e que explica essa visão

Mas, essa relação que se apresenta hoje tecnificada, ao longo da história já se apresentou diferentemente: é o que o Milton Santos chama de natureza amiga, havendo uma perfeita relação entre os elementos da natureza e a ação humana, o homem utilizava-se da natureza para sua sobrevivência sem agredi-la.

Atualmente, a mundialização unifica também a natureza mundial, trazendo novos traços a essa natureza: ela é tecnificada, natureza hostil nas palavras de Milton. Ela já é dominada por certos grupos sociais que imprimem uma nova relação, não mais de complementaridade, mas sim de exploração. A atividade turística esta presa ao processo de mundialização, portanto ela utiliza-se constantemente da natureza hostil ou mesmo do ambiente hostil, para explorá-lo e consumi-lo.

Consumo da paisagem pelo turismo

Essa relação está permeada hoje com o discurso do meio ambiente, um discurso direcionado para interesses próprios e muitas vezes mundializados. A mídia, nesse caso, possui uma papel de destaque, dando credibilidade a esse discurso falho. Milton Santos ainda  nos fala de uma natureza espetáculo,  inventada portanto pelos instrumentos de comunicação, e essa natureza tende progressivamente a sobressair-se da natureza histórica, produto da ação humana ao longo do tempo.

É justamente utilizando-se dessa natureza espetáculo que grande parte do discurso e prática do turismo caminha. Isso é preocupante pois o ambiente espetáculo esconde o ambiente histórico, esse processo acaba por transmitir uma realidade falsa e comprometedora para a atividade do turismo que queira ter por base o espaço local.

Por trás da bela paisagem a degradação social e ambiental

Outro ponto é a velocidade com que as transformações no sentido da homogeneização dos lugares tem se dado em nossa época. Porém mesmo com tamanha velocidade tudo que esse novo processo globalizante alcançou foi uma homogeneização fragmentária, dominada pelos grandes capitais e movida constantemente pela competição mundial.

A globalização dessa forma tende a tornar os espaços iguais, mas que espaços? O espaço turístico? O espaço transformado pela atividade turística? Para Santos, esses espaços são selecionados, não é qualquer espaço que ganha essa conotação mundial, os “escolhidos” são os espaços da mercadoria, onde aparecem o lucro da mais-valia sob o valor do trabalho.

Seguindo mais uma vez o raciocínio de Milton Santos indagamos: o turismo produz e elege espaços da mercadoria?

Notas

* Prof. Ms. de Geografia do Centro Universitário Moura Lacerda, pós-graduando no Departamento de Geografia da FFLCH/USP e membro da diretoria da Associação dos Geógrafos Brasileiros – seção São Paulo (AGB/SP).

Um abraço e até o próximo post!

GLOBALIZAÇÃO, TURISMO E SEUS EFEITOS NO MEIO AMBIENTE – 1º PARTE GLOBALIZAÇÃO, TURISMO E SEUS EFEITOS NO MEIO AMBIENTE – 1º PARTE Reviewed by Luiz Macedo on fevereiro 13, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.