CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS

Situado na região da Zona da Mata, o Circuito Áreas Proibidas compreende os municípios de Além Paraíba, Estrela D' Alva, Pirapetinga, Santo Antônio do Aventureiro e Volta Grande.

Localização do Circuito Áreas Proíbidas

Essa bela região, de relevo muito ondulado, tem suas principais atrações na zona rural. São belos recantos naturais, cachoeiras e o rio Paraíba do Sul. Os imponentes casarões das velhas fazendas de café e as pequenas e simpáticas estações de trem são símbolos de uma parte importante da história de Minas no século XIX.

O Complexo Humberto Mauro, em Volta Grande, é um expressivo atrativo cultural deste Circuito. Foi criado em homenagem ao cineastamineiro, Humberto Mauro, e ainda conserva a residência, o estúdio Rancho Alegre, o Museu Humberto Mauro e o Cine Humberto Mauro.

Rancho Alegre (Volta Grande, MG) - Onde foi filmado o último filme de Humberto Mauro, O Canto da Saudade

Além Paraíba é a Cidade Portal deste circuito, cuja história tem início no século XVIII, quando as férteis terras dos Sertões do Leste foram desprezadas pela administração colonial. Como naquele momento o interesse estava voltado para a mineração do ouro e do diamante, nada mais importava do que os preciosos minerais.

Na necessidade de proteger a região aurífera e, principalmente, de coibir o descaminho do ouro - contrabando, foram proibidas aberturas de estradas e estava interditada a ocupação de terras na região leste da capitania. Aí está a razão para o intrigante nome deste circuito.

Simplicio Alem Paraiba MG 13Agosto2007 LatuffRuínas da Estação Ferroviária Simplício, em Além Paraíba (MG)

Justamente por ser inabitada e sem nenhum tipo de patrulhamento, a região acabou se tornando rota de contrabando o que motivou a instalação de um registro no final do século XVII, que tinha a função de posto fiscal.

Esse foi o embrião para o início do povoamento da região, o local tornou-se caminho regular para tropas de burros e tropeiros entre a capitania das Minas e a do Rio de Janeiro.

Municipio de Pirapetinga / Minas Gerais

No início do século XIX, quando a Capitania passou a buscar novas alternativas para sua economia, foram distribuídas sesmarias nessa região de terras promissoras, transformando-a em rica área de cafeicultura, que deu origem à construção belas fazendas.

Conheça

Pirapetinga

e siga a

Estrala D’ Alva.

Dê uma

Volta Grande

  e vá

Além

  Seja um

Aventureiro

Nos trilhos, na águas, nas trilhas e

Nas histórias das Áreas Proibidas !

Fonte: site www.descubraminas.com.br

Um abraço e até o próximo post!

CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS CIRCUITO TURÍSTICO ÁREAS PROIBIDAS Reviewed by Luiz Macedo on fevereiro 10, 2010 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.