PROJETO E SUA INSERÇÃO NO PLANEJAMENTO

Conceitos Básicos

Projeto é a menor unidade do planejamento utilizada para intervir de forma ordenada numa realidade e transformá-la. WOILER(1988) define: um projeto pode ser entendido como o conjunto de informações , que são colocadas, de modo que simulem uma dada alternativa de investimento para testar sua viabilidade.


  • Projeto é o conjunto de informações internas e /ou externas à empresa, coletadas e processadas com o objetivo de analisar-se( e eventualmente implantar-se) uma decisão de investimento.
  • Projeto é uma proposta de ação que contém um conjunto de informações sistematicamente ordenadas, de modo a permitir levar adiante uma decisão de investimentos além de incluir estimativas de custos e benefícios.
  • Projeto é a ação planejada que tem começo e fim.

  • Projeto é um conjunto de atividades que podem transformar uma ideia em um documento, detalhando a situação atual, as intervenções propostas, os resultados esperados e contendo todos os elementos para orientar sua execução.
  • Projeto é um todo ordenado de atividades que se seguem para utilizar recursos com o intuito de obter benefícios.
  • Projeto é a menor unidade de inversão considerada na programação. Em geral, constitui um esquema, coerente do ponto de vista técnico, cuja execução fica a cargo de um órgão público ou privado e que, tecnicamente, pode ser realizado independentemente de outros projetos.


Podemos ainda afirmar que, um projeto pode existir independente de um plano ou um programa, dependendo da natureza do mesmo ou até , da sua inserção no contexto local.

Um projeto tem uma sequência bem definida de atividade de inversão e produção e um conjunto específico de benefícios que se deve identificar, quantificar e determinar valor monetário.Ele ocupa um espaço , é temporal, tem valor financeiro e econômico e um impacto social. 

É preciso portanto, definir um localização geográfica específica, um conjunto de beneficiários diretos e indiretos, e uma estratégia operativa própria , onde, conjugando-se todos esses fatores haverá uma interferência na realidade objetiva.



Inserção no planejamento

  • Quando um projeto está contido no processo de planejamento de um lugar, ele apresenta-se, assim, logicamente, como o elo final de uma cadeia de decisões em que planos e programas são antecedentes. A análise do emprego dos recursos e dos resultados que virão a ser obtidos com os projetos estarão inseridos num contexto global.
  • Esta análise deve assegurar , na medida do possível, o futuro êxito do plano que constitui o objetivo final de todo o projeto. Isto significa que as seguintes questões devem ser analisadas:
  • A existência de uma demanda suficiente ou de uma necessidade para cuja satisfação a comunidade esteja dispostas a consignar os recursos indispensáveis.
  • Uma técnica de produção adequada e economicamente viável, dado o volume de produção previsto.


  • Uma localização adequada
  • A capacidade financeira ou de endividamento suficiente para atender tanto a instalação do projeto quanto a sua operação.
  • A disponibilidade suficiente de insumos e fatores necessários ao projeto, dada a técnica e a capacidade de produção adotadas.
  • Alguma evidência de que a receita proveniente da colocação de bens ou serviços que serão produzidos será suficiente para cobrir suas despesas financeiras e para obter uma rentabilidade mínima sobre o capital, ou de que a comunidade estará disposta a subvencionar, total ou parcialmente, os gastos do projeto, quando este for de caráter social.

Os projetos com este tipo de caráter podem ser entendidos então como um sistema e, portanto, elaborados como tal.

Um abraço e até o próximo post!
PROJETO E SUA INSERÇÃO NO PLANEJAMENTO PROJETO E SUA INSERÇÃO NO PLANEJAMENTO Reviewed by Luiz Macedo on janeiro 25, 2018 Rating: 5

Nenhum comentário:

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.