César Ritz (23 de fevereiro de 1850 - 24 de Outubro de 1918) considerado o pai da hotelaria moderna, desde muito jovem ocupou todos os postos de trabalho possíveis em um hotel até chegar a gerente de um dos maiores hotéis de seu tempo.
Cézar Ritz o rei dos hoteleiros e o hoteleiro dos reis
Melhorou todos os serviços do hotel, criou a figura do somellier, introduziu o banheiro nas unidades habitacionais (UHs) criando as suítes, revolucionando a administração, Além de converter os hotéis decadentes nos melhores da Europa, o que lhe gerou o pseudônimo de “mago”.
Breve Biografia
Ritz nasceu em Niederwald, Suíça, em uma família de agricultores. Ele começou sua carreira no Le Splendide, um hotel em Paris e foi maître d'hôtel no Chez Voisin, um restaurante que fechou após a guerra franco-prussiana de 1870.
Em 1878, tornou-se o gerente do Hotel Grand National em Lucerna, acumulando a mesma posição no Grand Hotel, em Mônaco até 1888.
Pioneiro no desenvolvimento da hotelaria de luxo, ele sabia como atrair clientes ricos e rapidamente ganhou uma reputação de bom gosto e elegância.
Hotéis Ritz luxo e requinte
Em 1888, ele abriu um restaurante com Auguste Escoffier em Baden-Baden, e em seguida ambos foram convidados por Richard D'Oyly Carte para se tornarem Gerente e Chef do primeiro Hotel Savoy, localizado em Londres. Posições que desempenharam de 1889 até 1897.
O Hotel Savoy sob o gerenciamento de Ritz foi um sucesso imediato, atraindo uma clientela distinta de endinheirados, encabeçada pelo príncipe de Gales.
Em 1897, César Ritz e Auguste Escoffier foram demitidos do Savoy. Ambos foram acusados de furtar mais de £ 3400 em vinhos e outras bebidas finas.
Hotel Ritz na Place Vendôme, em Paris, França
Em 1898, César inaugurou o célebre Hotel Ritz na Place Vendôme, em Paris, França. Em seguida (1906) abriu o Hotel Ritz em Londres, que se tornou um dos pontos de encontro mais populares da época, para os ricos e famosos.
Em 1910 abriu em Madri, Espanha, mais um Hotel Ritz, este seria inspirado pelo desejo do Rei Afonso XIII de construir um hotel de luxo para rivalizar o centro da cidade.
Ritz desfrutou de uma longa parceria com Escoffier, o famoso chef francês e pai da moderna cozinha francesa. A parceria durou até quando Ritz teve de se aposentar em 1907 devido à deterioração da saúde.
Chef Auguste Escoffier Parceiro de Ritz durante toda a vida
Ritz morreu em Küssnacht, perto de Lucerna, na Suíça, aos 68 anos de idade. Ele foi enterrado na cidade de seu nascimento.
Contribuições Para a Hotelaria
A importância de Ritz está na criação de um novo conceito de hotel, estabelecendo um serviço completo e personalizado.
Ele é quem fixa o mínimo necessário para uma unidade habitacional, desenvolve o conceito de quartos espaçosos, com decoração exímia (cortinas, tapetes, penteadeiras), generaliza a prática do banheiro em cada unidade, utiliza a iluminação indireta e substitui os papéis de parede por paredes pintadas, inicia a atenção dirigida ao cliente com o serviço de quarto centralizado na recepção.
Suíte do Grand Hotel National localizado em Lucerna, Suíça
Outra grande contribuição de César Ritz é na área de gastronomia. Ele transforma os antigos refeitórios em luxuosos restaurantes, comandados pelo chef Auguste Escoffier, e famosos pela coleção de vinhos, as mesas dos restaurantes são para poucas pessoas e o ambiente é altamente refinado.
A criação da diferenciação hierárquica para o pessoal de serviço por meio de uniformes também é de autoria de Ritz.
Um Hotel Ritz é sinônimo de luxo onde qualquer hóspede pode ter certeza da qualidade do serviço que irá encontrar.
Um abraço e até o próximo post!
esse é realmente o cara que sabia ganhar dindim, pois só trabalhava pra rico. trabalhar pra pobre é pedir esmola pra dois.
ResponderExcluirAcredito que ele sabia ganhar dinheiro por que teve grandes ideias , ideias revulucionárias que hoje são consideradas simples em vista de tantas evoluções e tecnologias, mais que é essencial para um hotel de pequeno ou grande poste hoje!
ResponderExcluirotimo ele sabe realmente as funçoes de um bom hotel irei chegar ate ai!
ResponderExcluirvaleu!!!!
Viva Ritz!!
ResponderExcluir