CÉSAR RITZ O PAI DA HOTELARIA MODERNA

César Ritz (23 de fevereiro de 1850 - 24 de Outubro de 1918) considerado o pai da hotelaria moderna, desde muito jovem ocupou todos os postos de trabalho possíveis em um hotel até chegar a gerente de um dos maiores hotéis de seu tempo.

Cézar Ritz o rei dos hoteleiros e o hoteleiro dos reis

Melhorou todos os serviços do hotel, criou a figura do somellier, introduziu o banheiro nas unidades habitacionais (UHs) criando as suítes, revolucionando a administração, Além de converter os hotéis decadentes nos melhores da Europa, o que lhe gerou o pseudônimo de “mago”.

Breve Biografia

Ritz nasceu em Niederwald, Suíça, em uma família de agricultores. Ele começou sua carreira no Le Splendide, um hotel em Paris e foi maître d'hôtel no Chez Voisin, um restaurante que fechou após a guerra franco-prussiana de 1870.

Em 1878, tornou-se o gerente do Hotel Grand National em Lucerna, acumulando a mesma posição no Grand Hotel, em Mônaco até 1888.

Pioneiro no desenvolvimento da hotelaria de luxo, ele sabia como atrair clientes ricos e rapidamente ganhou uma reputação de bom gosto e elegância.

Hotéis Ritz luxo e requinte

Em 1888, ele abriu um restaurante com Auguste Escoffier em Baden-Baden, e em seguida ambos foram convidados por Richard D'Oyly Carte para se tornarem Gerente e Chef do primeiro Hotel Savoy, localizado em Londres. Posições que desempenharam de 1889 até 1897.

O Hotel Savoy sob o gerenciamento de Ritz foi um sucesso imediato, atraindo uma clientela distinta de endinheirados, encabeçada pelo príncipe de Gales.

Em 1897, César Ritz e Auguste Escoffier foram demitidos do Savoy. Ambos foram acusados de furtar mais de £ 3400 em vinhos e outras bebidas finas.

Hotel Ritz na Place Vendôme, em Paris, França

Em 1898, César inaugurou o célebre Hotel Ritz na Place Vendôme, em Paris, França. Em seguida (1906) abriu o Hotel Ritz em Londres, que se tornou um dos pontos de encontro mais populares da época, para os ricos e famosos.

Em 1910 abriu em Madri, Espanha, mais um Hotel Ritz, este seria inspirado pelo desejo do Rei Afonso XIII de construir um hotel de luxo para rivalizar o centro da cidade.

Ritz desfrutou de uma longa parceria com Escoffier, o famoso chef francês e pai da moderna cozinha francesa. A parceria durou até quando Ritz teve de se aposentar em 1907 devido à deterioração da saúde.

Chef Auguste Escoffier Parceiro de Ritz durante toda a vida

Ritz morreu em Küssnacht, perto de Lucerna, na Suíça, aos 68 anos de idade. Ele foi enterrado na cidade de seu nascimento.

Contribuições Para a Hotelaria

A importância de Ritz está na criação de um novo conceito de hotel, estabelecendo um serviço completo e personalizado.

Ele é quem fixa o mínimo necessário para uma unidade habitacional, desenvolve o conceito de quartos espaçosos, com decoração exímia (cortinas, tapetes, penteadeiras), generaliza a prática do banheiro em cada unidade, utiliza a iluminação indireta e substitui os papéis de parede por paredes pintadas, inicia a atenção dirigida ao cliente com o serviço de quarto centralizado na recepção.

Suíte do Grand Hotel National localizado em Lucerna, Suíça

Outra grande contribuição de César Ritz é na área de gastronomia. Ele transforma os antigos refeitórios em luxuosos restaurantes, comandados pelo chef Auguste Escoffier, e famosos pela coleção de vinhos, as mesas dos restaurantes são para poucas pessoas e o ambiente é altamente refinado.

A criação da diferenciação hierárquica para o pessoal de serviço por meio de uniformes também é de autoria de Ritz.

Um Hotel Ritz é sinônimo de luxo onde qualquer hóspede pode ter certeza da qualidade do serviço que irá encontrar.

Um abraço e até o próximo post!

CÉSAR RITZ O PAI DA HOTELARIA MODERNA CÉSAR RITZ O PAI DA HOTELARIA MODERNA Reviewed by Luiz Macedo on março 15, 2010 Rating: 5

4 comentários:

  1. esse é realmente o cara que sabia ganhar dindim, pois só trabalhava pra rico. trabalhar pra pobre é pedir esmola pra dois.

    ResponderExcluir
  2. Acredito que ele sabia ganhar dinheiro por que teve grandes ideias , ideias revulucionárias que hoje são consideradas simples em vista de tantas evoluções e tecnologias, mais que é essencial para um hotel de pequeno ou grande poste hoje!

    ResponderExcluir
  3. otimo ele sabe realmente as funçoes de um bom hotel irei chegar ate ai!

    valeu!!!!

    ResponderExcluir

Os comentários passam por um sistema de moderação, ou seja, eles são lidos por nós antes de serem publicados.
Não serão aprovados os comentários:
- não relacionados ao tema do post;
- com propagandas (spam);
- com link para divulgar seu blog;
- com palavrões ou ofensas a pessoas e marcas;

Tecnologia do Blogger.