terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

VIAGENS PARA A EUROPA - TRATADO DE SCHENGEN

O Tratado de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de livre circulação de pessoas no espaço geográfico da Europa, que propõe um controle durante a entrada e saída dos turistas nos países que fazem parte do tratado.
Tratado Schengen

Um total de 30 países, incluindo todos os integrantes da União Européia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinaram o acordo de Shengen. Liechenstein, Bulgária, Romênia e Chipre estão em fase implementação do acordo.

Segundo a Comissão Européia do Turismo (CET), os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos países europeus integrantes do espaço Schengen quando estiverem a turismo e por no máximo 90 dias.
Bandeiras europa 
No entanto, a isenção de visto não exime o turista brasileiro do cumprimento de algumas formalidades de entrada no espaço que são:
  • Passaporte válido (recomenda-se que a validade seja superior a 6 meses); 
  • Bilhete de viagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias;
  • Assistência de no mínimo 30 mil euros;
  • Comprovante de alojamento;
  • Comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada.
O estrangeiro que não cumprir aos requisitos pode ser recusada ou dificultada a entrada no Espaço Schengen, ficando a critério das autoridades fronteiriças de cada país a exigência do cumprimento destas formalidades.
seguro_viagem
Obs.: para passageiros com embarque para a África, Oriente Médio, Emirados Árabes e Ásia com conexão em países da Europa também será obrigatório a aquisição de uma assistência de viagem com as mesmas coberturas.
Um abraço e até o próximo post!

Continue lendo >>

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

OS DEZ MELHORES HOTÉIS DE PORTO SEGURO

Nesse artigo resolvi polemizar ao elaborar uma lista com os 10 melhores hotéis de Porto Seguro. Abaixo segue a lista:

PORTO SEGURO

10 - Tropical Oceano Praia

Os quartos são arejados e bem equipados. Na área de lazer, o destaque é a gostosa piscina com solário amplo e a boa sauna, com entrada subaquática. Mas não adianta pensar em sossego: nas redondezas há axé e animação durante todo o dia. O hotel está bem no meio do agito – pra chegar ao Axé Moi, é só atravessar a avenida.

TROPICAL OCEANO PORTO 

9 - Porto Seguro Praia

As acomodações possuem equipamentos modernos e uma decoração clara, entre eles cama Box e frigobar novos. O hotel oferece uma boa estrutura para as crianças, com recreação sala de jogos e piscina com toboàgua.

PORTO SEGURO PRAIA HOTEL 

8 - Porto das Naus

O lugar mais bacana deste hotel é a piscina. Bonita, com uma pequena ponte e um solário que fica bem no meio da construção. Por lá, a animação começa cedo e a musica toca o dia todo. Ai redor dela, estão os quartos, todos bem conservados e com uma gostosa varandinha.

PORTO DAS NAUS 

7 - Best Western Shalimar Praia

Fora da parte mais badalada da orla, o hotel tem fácil acesso tanto para o centro e passarela do Álcool, como para as praias. Os quantos são amplos e bem equipados. Um grande deque de madeira construído na parte de trás do terreno é o lugar ideal para relaxar.

best-western-shalimar-913-piscina-10 

6 - Portobello Resort

Basta atravessar a avenida para aproveitar o dia no agito da barraca Axé Moi. Quem preferir ficar no hotel terá a disposição diversas opções de lazer, além da boa piscina o hotel conta também com um minigolfe, campo de futebol e quadra de tênis.

PORTOBELLO 

5 - Sueds

Conta com ambientes bem-conservados, bons quartos e uma barraca de praia que é provavelmente a mais bonita da orla. O hotel possui também um salão de beleza, serviço de massagem e hidromassagem, perfeito para quem quer aproveitar o tempo e relaxar.

sueds 

4 - Xurupita Resort

O hotel, distante da orla, preza pelo sossego, com ambientes silenciosos. As acomodações são amplas todas com sala de estar e cozinha equipada.

xurupita_holiday_resort_ref_436965_92381520807239317 

3 - Brisa da Praia

Três vezes por semana, há musica ao vivo na beira da piscina, com voz e violão. Se a pedida é ouvir axé basta atravessar a avenida e você já chega à badalada barraca Tôa-Tôa. Agora se o objetivo é descasar o melhor é curtir a piscina, o ofurô e a sauna seca.

BRISA DA PRAIA 

2 - La Torre Resort

O hotel passou por uma ampliação em 2009 e ganhou novos quartos amplos e bem-equipados. Uma nova piscina e uma barraca na praia a 2 km de distancia (o hotel fornece o traslado gratuitamente). Para quem busca sossego, uma boa noticia, o hotel não recebe grupos de estudantes.

Resort La torre piscina Porto Seguro 

1 - Villaggio Arcobaleno

Bons apartamentos, uma excelente estrutura de lazer e uma barraca exclusiva na praia com um amplo deck de madeira garantem a exclusividade deste hotel.

hotel-villaggio-psg 

O que você achou da lista? Já ficou hospedado em algum desses hotéis? Deixe sua opinião nos comentários.

Um abraço e até o próximo post!

Continue lendo >>

DOCUMENTAÇÃO NECESSARIA PARA REALIZAR UMA VIAGEM NACIONAL

Descubra os documentos necessários para realizar uma viagem nacional. Quais documentos uma criança desacompanhada, um adulto ou um estrangeiro deve levar para poder viajar tranquilamente pelo País.

 perder-documentos

Pessoas com 12 anos ou mais

São aceitos os seguintes documentos originais:

  • Carteira de Identidade emitida pela Polícia Civil;
  • Carteira de habilitação válida e com foto;
  • Passaporte válido (mínimo de 6 meses);
  • Carteira de trabalho;
  • Carteiras profissionais com foto como CREA, OAB, CRA, CRM, militares;
  • RNE, no caso de estrangeiros.

IMPORTANTE: Certidões de nascimento não são aceitas para maiores de 12 anos.

viagem-aeroporto-malas-familia-ferias-familia

 

Menores de 12 anos acompanhados:

  1. Adulto com grau de parentesco: Pode ser pai ou mãe, Representante Legal (tutor ou guardião), irmãos maiores de 18 anos, tios ou avós, sempre apresentando algum documento que comprove o parentesco.
  2. Adulto sem grau de parentesco: Também poderá viajar acompanhado de pessoa maior, expressamente autorizada (autorização em cartório) pelo pai, mãe ou responsável legal.
    Viajem menor desacompanhado

Menor de 12 anos desacompanhados:

É necessária a autorização da Vara da Infância e da Juventude (procurar a seccional mais próxima de sua região).

Passageiro estrangeiro em trânsito é necessário possuir a tarjeta de entrada.

Hospedagem

Para hospedagem de criança (até 11 anos) ou adolescente (12 a 17 anos), desacompanhado: deve estar autorizado expressamente a hospedar-se, pelos pais, tutor ou responsável, por escrito e com firma reconhecida em cartório.

IMPORTANTE: não são aceitas cópias de documentos para embarque, mesmo que autenticadas. Somente documentos originais.

ModeloAutorizacaoMenor_2805 

As informações foram obtidas junto a Policia Federal, Vara da Infância e da Juventude e Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 82, 83 84 e 85.

Em breve será publicado um post sobre quais são os documentos necessários para efetuar uma viagem internacional.

Um abraço e até o próximo post!

Continue lendo >>

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

QUAIS VACINAS SÃO NECESSARIAS PARA VIAJAR

Depois de escolher seu destino, comprar passagens e planejar sua viagem, há uma recomendação que muitas pessoas não lembram ou até desconhecem: tomar vacina! Além das imunizações tradicionais recomendadas pelo Ministério da Saúde.
Atualmente as vacinas obrigatórias são:

vacina

Tríplice Viral

Ministério da Saúde indica tríplice viral a quem vai viajar para o exterior. Todos os viajantes que pretendem visitar outros países devem estar vacinados contra o sarampo e a rubéola. Esta é uma recomendação do Ministério da Saúde, seguindo orientação da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

Os vírus causadores dessas doenças circulam em alguns países do mundo. Por isso, ao viajar para o exterior, as pessoas que não foram vacinadas ficam expostas ao risco de contrair sarampo e rubéola.

VACINAS RECOMENDADAS 

É importante que os viajantes não vacinados recebam a vacina pelo menos 15 dias antes da partida.

Febre Amarela

Alguns países exigem certificado de vacinação contra a febre amarela, que deve ser tomada com no mínimo de 10 dias antes do embarque (válida por 10 anos). Somente será aceito o Certificado Internacional de Vacinação, retire o seu em uma unidade da ANVISA - Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Importante: a vacina também é obrigatória ao passageiro que fizer conexão em países que exigem a vacinação, mesmo que o destino final não exija.

vacinacao-viagens-mapa-febre-amarela-mundo 

Confira alguns destinos que exigem a vacinação:
América do Sul: Bolívia, Equador
América Central: Costa Rica, Jamaica e St. Maarten, Bahamas, Barbados.

África: África do Sul, Egito
Ásia: Camboja, Índia, Indonésia, Nepal, Tailândia, Vietña
Oceania: Austrália
Oriente Médio: Arábia Saudita (Ruh-Riyadh)
Importante: Leve o Certificado Internacional de Vacinação junto com seus documentos, pois as autoridades sanitárias poderão exigi-lo quando você ingressar no país de destino ou mesmo no retorno ao Brasil, que também exige o Certificado de passageiros provenientes de áreas de risco.

Para mais informações acesse:
http://portal.saude.gov.br/portal/aplicacoes/noticias/default.cfm?pg=dspDetalheNoticia&id_area=124&CO_NOTICIA=12710

Um abraço e até o próximo post!

Continue lendo >>

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

TUDO SOBRE PASSAGENS AÉREAS – 1º PARTE

Quando o assunto é preço de passagem aérea, sempre tem alguém achando que está sendo enganado. E isso em muitos dos casos se deve a falta de informação de como funciona os preços das passagens aéreas.

Portanto elaborei um pequeno artigo com informações acerca desse assunto. Boa leitura espero que gostem do post!

dinheiro-avião-blog-meio-aereo-comissarios 

Passagem aérea não é arroz, não é feijão, não é roupa, portanto não possui um preço fixo. Os valores das passagens tem uma lógica completamente diferente.

Primeiro você precisa entender que em um mesmo vôo dentro do Brasil é possível ter pessoas que pagaram R$120,00 outras que pagaram R$300,00 e em alguns casos até R$1.000,00 e todas essas pessoas irão receber exatamente o mesmo produto/serviço. Achou estranho? mas é assim mesmo que acontece não só aqui no Brasil mas em todo o mundo.

Na pratica a companhia aérea divide o avião em vários pedaços (conjuntos de poltronas) e as passagens de cada grupo desses terão preços diferentes. Lembre-se que o serviço prestado será exatamente o mesmo, só vai mudar o valor.

Além desses grupos de poltronas as companhias também têm as classes tarifárias. Normalmente o serviço prestado será o mesmo independente da classe tarifária, o diferencial é que, dependendo da classe, surgem alguns benefícios como: mudar a data da passagem sem precisar pagar a taxa de remarcação; receber mais milhas por vôo; entre outras. Porem não existe nenhuma distinção de serviço no momento da viagem, todos vão um ao lado do outro, independente de qual classe tarifaria tenha adquirido.

passagem_aerea

Para facilitar a conta vamos considerar um exemplo fictício de um avião com 100 poltronas. A empresa aérea venderá 12 passagens por R$50,00; 12 por R$120,00; 30 por R$200,00 e 46 por R$250,00. Aí ela coloca um anúncio que tem passagens nesse vôo por R$50,00 depois que as 12 pessoas comprarem o preço irá “subir” para R$120,00.

Portanto quanto mais próximo da data do vôo você for comprar seu bilhete provavelmente mais caro sairá. Isso é assim no mundo todo, se chama Yield management e goste você ou não é isso que permite ter algumas passagens com valores bem convidativos.

Em breve teremos mais informações sobre passagens.

Um abraço e até o próximo post!

Continue lendo >>

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

EU VOLTEI! AGORA PRÁ FICAR

Queridos leitores “Eu voltei! Agora prá ficar”, retornei depois de um longo tempo sem postar. Voltei com muito mais conteúdo do que antes, cheio de idéias e alguns artigos já prontos para serem publicados. Portanto aguardem pois vem coisa boa surgindo nos próximos dias, meses e anos, a começar pelo blog que foi reformulado hoje.

Um abraço e até o próximo post!

Luiz Almeida Macedo

Continue lendo >>

  ©TURISMO CRIATIVO - Todos os direitos reservados.